01/04/97 |

Embrapa e Monsanto desenvolvem soja tolerante a herbicida

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, e a Monsanto do Brasil vão trabalhar juntas no desenvolvimento de variedades de soja tolerantes a herbicida.. O contrato de cooperação técnica entre as duas empresas foi firmado no último dia 23 de abril.

Pelos termos do documento, a Embrapa, por intermédio de sua Unidade em Londrina, Paraná (Embrapa Soja), conduzirá programas de cruzamentos e testes de campo. Serão utilizadas, nos cruzamentos, linhagens e cultivares geradas pela Embrapa, adaptadas às condições ecológicas brasileiras, e a linhagem 40-3-2, desenvolvida pela Monsanto, tolerante a herbicida. O contrato seguirá as normas preconizadas pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - CTNBio.

A Monsanto permitirá à Embrapa o uso não exclusivo da linhagem 40-3-2 para desenvolvimento de variedades de soja destinadas ao cultivo em território brasileiro. Essa linhagem contém o gene de resistência a herbicida, cujo pedido de patente está depositado nos Estados Unidos e, via "pipeline", no Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI.

A Embrapa detém o conhecimento necessário à obtenção de cultivares de soja adaptadas aos trópicos e gerencia sistema próprio de produção de sementes genéticas, pré-básicas e básicas. Suas cultivares alcançam, hoje, cerca de 45 por cento da área plantada com soja no País. O desenvolvimento de soja resistente a herbicida reduz custos de produção, o que atende à demanda dos agricultores.

Mais informações: Embrapa Assessoria de Comunicação Social (61) 348 4379  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/