01/07/97 |

Brasil e África cooperam na área agrícola

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Cinco milhões de dólares, financiados pelo Banco Mundial ao Governo Moçambicano, irão possibilitar a cooperação técnica da Embrapa a projeto governamental de agricultura naquele país.

No próximo dia 21 de setembro seis técnicos da Embrapa viajarão a Moçambique para consolidar os detalhes da cooperação. As áreas identificadas nessa primeira fase são os sistemas de produção de mandioca, milho e caju. Ainda nessa viagem serão definidas as ações para a fase 2 de cooperação.

Dentro das culturas que estão sendo enfocadas serão abordados o controle de doenças e pragas, a melhoria de sistemas de cultivos e de consórcio, a introdução de material genético para obtenção de novas variedades, além de ações prioritárias a serem desenvolvidas na área de transferência de tecnologia.

A intensificação do intercâmbio bilateral se deve também à iniciativa de reconstrução de Moçambique nas áreas de infra-estrutura, economia e agricultura.

Guiné-Bissau e Namíbia

A Secretaria de Cooperação Internacional está elaborando, em conjunto com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, termo de referência para cooperação técnica entre o Brasil e a Guiné-Bissau. Em setembro, técnicos da Embrapa estarão naquele país para identificar as demandas em arroz irrigado, manejo hídrico e fruticultura tropical. A intenção é que técnicos da Guiné-Bissau sejam treinados no Brasil, com condições, ao retornarem, de implementarem as tecnologias que serão repassadas.

Em outubro dois técnicos da Namíbia estarão visitando , durante vinte dias, centros da Embrapa. O projeto de cooperação com a Namíbia, financiado pela FAO, ABC e Embrapa, teve sua primeira fase - de um ano e meio - encerrada. Agora, terão início, as negociações para a segunda fase do acordo que deverá ter um período mais longo.

Mais informações: Secretaria de Cooperação Internacional da Embrapa Tel.: (61) 274 5000 Fax: (61) 272 4656  

Tema: A Embrapa\Cooperação Internacional 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/