01/07/97 |

Isolada bactéria que acaba com a maior praga do solo brasileiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A pesquisadora Regina Carneiro, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, acaba de retornar dos Estados Unidos onde isolou linhagens de uma bactéria fundamental para controlar o nematóide das galhas (do gênero meloydogine), o mais importante do Brasil.

O nematóide das galhas afeta principalmente as lavouras de café, soja, fruteiras, batata e hortaliças. Causa perdas de cerca de 40% nessas lavouras, mas em muitos casos, como ocorreu com o café no Paraná, chega a 100%. O controle é muito difícil. No caso das hortaliças os produtos químicos para esse nematóide são proibidos.

A pesquisadora Regina Carneiro, que atua na Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), não apenas descobriu a importância das linhagens da bactéria para controlar o nematóide, mas também o seu funcionamento. Agora ela inicia o processo de multiplicação da bactéria para disponibilizá-la para pequenos produtores, o que deverá ocorrer dentro de um ano. Essas linhagens não apresentam riscos para o meio ambiente, animais, plantas e para o homem.

Os nematóides são conhecidos pelos agricultores como «vermes da terra». A bactéria, chamada Pasteuria penetrans, é inimiga natural dos nematóides e, incorporada ao solo, liquida os parasitas aos poucos.

Mais informações: Embrapa Clima Temperado Fone: (0532) 75 8100 Fax: (0532) 75 8221  

Tema: Fatores e Insumos\Solos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/