01/09/97 |

Criado Conselho de Administração

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Governo e iniciativa privada vão administrar juntos a Embrapa. O novo estatuto da Empresa, assinado pelo Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, prevê a reorganização da estrutura de comando da Embrapa, com a criação do Conselho de Administração - CA como órgão de deliberação superior. A aprovação do novo estatuto deu-se pelo Decreto 2.291, de 4 de agosto de 1997, publicado no Diário Oficial no dia 05 de agosto de 1997.

Esse modelo de administração, ainda mais transparente, foi reivindicado pela própria Embrapa, sendo um dos projetos prioritários da Diretoria Executiva. É mais um passo no sentido de aumentar o poder de influência da sociedade em geral e do setor produtivo em particular nos destinos da Empresa. Outras medidas nesse sentido já foram adotadas, como é o caso do novo modelo de sucessão gerencial que abre os postos de chefia dos Centros de Pesquisa a profissionais de outras instituições e da iniciativa privada.

O Conselho é composto de seis membros: secretário-executivo do Ministério da Agricultura (presidente), presidente da Embrapa (vice-presidente), um representante indicado pelo Ministro da Fazenda, um representante indicado pelo Ministro do Planejamento e Orçamento e dois representantes da iniciativa privada. Os dois primeiros são membros natos do CA.

Além disso, a nova estrutura permitirá maior estabilidade institucional e contribui para a redução do corporativismo.

Os componentes do CA deverão ser profissionais brasileiros, de nível universitário, com, no mínimo, curso de mestrado concluído e comprovada experiência gerencial, além de notório conhecimento das atividades de ciência e tecnologia, de política de desenvolvimento e de administração.

Veja ainda:

Atribuições e competências do CA  

Tema: A Embrapa\A Instituição 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/