01/09/97 |

Empossado Conselho de Administração

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Ministro da Agricultura e do Abastecimento, Arlindo Porto, empossou, no dia 3 de dezembro, os membros do Conselho de Administração, órgão de deliberação superior da Embrapa, criado em agosto deste ano. Esse modelo de administração é uma antiga reivindicação da Empresa, sendo mais um passo para aumentar o poder de influência da sociedade em geral e do setor produtivo em particular nos destinos de nossa instituição.

Ao Conselho de Administração caberá a organização, o controle e a avaliação das atividades da Embrapa, competindo-lhe, entre outras atribuições, a aprovação das políticas de ação e de pessoal da Empresa e a fixação das políticas de articulação com entidades de pesquisa e desenvolvimento, de assistência técnica e extensão rural e de outros serviços do poder público e do setor privado.

O Conselho é formado pelo Secretário-Executivo do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, pelo Diretor-Presidente da Embrapa, um representante do Ministério da Fazenda, um do Ministério do Planejamento e Orçamento e dois da iniciativa privada.

O presidente do Conselho é Ailton Barcelos Fernandes, presidente do Conselho, é Secretário-Executivo do Ministério da Agricultura. Foi Secretário-executivo do Ministério da Indústria e Comércio e do Turismo nos anos de 93/94. Sua vida profissional é marcada por vários cargos executivos como os de coordenador de desenvolvimento gerencial e organizacional da Shell-Brasil, diretor do Projetos da Booz-Allen and Hamilton, vice-presidente da CICA Bonfiglioli, Sharp, Sid e Digibanco. Sua experiência profissional esteve sempre voltada para o planejamento de mudanças. Na década de 70 foi pioneiro na introdução de conceitos de sistemas de desenvolvimento organizacional.

Alberto Duque Portugal, vice-presidente do Conselho e Diretor-Presidente da Embrapa, é engenheiro agrônomo, com doutorado em Sistemas Agrícolas pela University of Reading, Inglaterra. Foi diretor de operações técnicas da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, vice-presidente da Comissão Executiva do Programa Estadual de Biotecnologia de Minas Gerais e Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite. Em março de 1993, passou a ser diretor da Embrapa. Entre setembro de 1993 e fevereiro de 1994, exerceu as funções de Secretário Executivo e Ministro Interino do Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária. Em março de 1994, voltou à Diretoria da Embrapa. Em maio de 1995, assumiu a Presidência da Empresa.

José Honório Accarini, representante, no Conselho, do Ministério de Planejamento e Orçamento, é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo e Mestre em Economia também pela Universidade de São Paulo. Desde janeiro de 1993, ocupa o cargo de Coordenador-Geral de Recursos Hídricos e Agricultura, na Secretaria de Planejamento e Avaliação (SPA) do Ministério de Planejamento e Orçamento. Representa o Ministério em vários grupos de trabalho interministeriais. É professor universitário e tem vários trabalhos publicados.

Orlando Boni, representante, no Conselho, do Ministério da Fazenda, é bacharel em Administração e em Economia e Mestre em Administração pela Universidade de Brasília. Atualmente, ocupa o cargo de Chefe de Gabinete do Secretário Executivo do Ministério da Fazenda. Foi chefe da Assessoria de Planejamento e Organização da Infraero e coordenador do Programa de Qualidade da Empresa, além de Diretor e coordenador de Planejamento e Organização do Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro. Foi, ainda, Diretor de Planejamento e Organização da Marjori Comércio, Importação e Representações Ltda e, na Embrapa, foi chefe do Departamento de Comercialização de Tecnologia, Produtos e Serviços.

Dietrich Quast, representante da iniciativa privada, é atualmente Diretor Técnico da Divisão de Produtos de Consumo da Refinações de Milho Brasil Ltda, com responsabilidades de Pesquisa e Desenvolvimento e de Garantia de Qualidade. Fez mestrado em Engenharia Química e doutorado em Nutrição e Tecnologia de Alimentos no Massachu-ssets Institute of Tech-nology. Foi chefe de operações unitárias do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Campinas, SP), Diretor Técnico da Kibon e implantou a Garantia de Qualidade na Copersucar – União, além de ter sido gerente de P&D do Grupo Bunge & Born (Sanbra/Santista). Trabalha na Refinações de Milho Brasil desde 1992.

Urbano Campos Ribeiral, também representante da iniciativa privada no Conselho, é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa e possui doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Purdue University, Indiana, Estados Unidos. É presidente do Conselho de Administração da Sementes Agroceres S.A. e Diretor-Presidente da Sementes Agroceres S.A.  

Tema: A Embrapa\A Instituição 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/