01/02/98 |

Perdas na colheita da soja superam R$ 320 milhões

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Prejuízos anuais superiores a 320 milhões de reais, valor que daria para adquirir 3,8 milhões de cestas básicas e 21 mil casas populares. Esses números são frutos do desperdício na colheita de soja, provocados, principalmente, por colhedoras mal reguladas ou operadas de maneira inadequada e manejo deficiente das lavouras.

De acordo com estudos feitos pela Embrapa Soja e Emater, na última safra o Brasil perdeu, em média, 1,7 saca de soja por hectare, o que significa mais de um milhão de toneladas de soja nos solos brasileiros. Outro dado levantado pela Embrapa e Emater mostra que na última safra da cultura o Brasil perdeu cerca de 8% da produção devido à quebra ou trituração dos grãos na hora da colheita.

Os técnicos da Embrapa estão alertando os produtores para o uso de tecnologias que podem reduzir significativamente estes números.O primeiro passo é colher na hora certa, com a soja tendo iniciado o estágio de maturação de campo. Isso reduz perdas por debulha e também na qualidade do produto.

Para a safra 1997/98, a Embrapa Soja está lançando, em conjunto com a Embrapa Milho e Sorgo e Embrapa Arroz e Feijão, um novo copo medidor, feito para medir perdas na colheita da soja, milho e arroz. O copo medidor será acompanhado do Manual do Produtor, que indica os principais procedimentos, desde a instalação da lavoura até a regulagem da colhedora. Segundo a projeção dos técnicos, as perdas na colheita de soja para safra 97/98, considerando a média nacional de 1,7 saca/ha, deverá ser de R$ 321,65 milhões.

Mais informações: Embrapa Soja Jornalista Sandra Zambúdio Telefone: (043) 371-6061 Email: postmaster@cnpso.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/