01/02/98 |

Descoberta a sacaca, uma alternativa ao pau-rosa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A sacaca, planta medicinal e aromática, típica da Amazônia, poderá vir a substituir o pau-rosa na produção do linalol, óleo essencial para fixação de perfumes famosos como, por exemplo, o francês Coco Chanel. A pesquisa está sendo desenvolvida pela Embrapa Amazônia Ocidental.

O preço atual do quilo do linalol no mercado internacional é de R$ 28,00, valor altamente atrativo para comercialização. O pau-rosa que está em extinção, é comercializado apenas por causa do linalol e sua exploração é predatória, uma vez que para se extrair o óleo é preciso derrubar a árvore.

No caso da sacaca o óleo é retirado das folhas, alternativa considerada ecologicamente correta.

O pesquisador Antônio Franco, da Embrapa Amazônia Ocidental-unidade da Embrapa em Manaus(AM)- e responsável pelo estudo, diz que outra vantagem é que o óleo da sacaca possui princípios ativos,também em estudo, contra a malária, hepatite, cirrose e colesterol alto, servindo ainda em dietas de emagrecimento.

Com os resultados da pesquisa será possível um sistema de produção de sacaca economicamente viável. Atualmente, o cultivo ainda é feito de maneira artesanal.

Mais informações: Pesquisador Antônio Franco Embrapa Amazônia Ocidental Telefone: (092) 622-2012 Email: cpaa@cr-am.rnp.br  

Tema: Sistemas de Produção\Agrofloresta 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/