01/03/98 |

Novo equipamento agiliza conhecimento sobre o solo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, lançou, durante a solenidade de comemoração dos seus 25 anos, dia 28 de abril, em Brasília, o analisador granulométrico. É um equipamento inédito, que fornece informações sobre argila, silte e areia do solo. O analisador da Embrapa utiliza o princípio da atenuação da radiação gama e é totalmente automatizado, permitindo que sejam medidas até dez amostras de cada vez.

O pesquisador Victor Bertucci Neto, da Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos-SP), explica que "para o agricultor, o conhecimento da distribuição do tamanho das partículas é importante na caracterização do solo, ajudando no seu manejo e na utilização de insumos". Já para os cientistas da área, esse conhecimento é fundamental para o entendimento do efeito da textura nas propriedades físicas do solo.

O uso do método convencional leva cerca de 24 horas para análise de cada amostra, enquanto que o analisador granulométrico permite que a mesma tarefa seja concluída em cerca de 20 minutos. Além disso, o analisador da Embrapa não causa perturbações na amostra, aumentando a confiabilidade e a precisão.

O equipamento destina-se principalmente aos laboratórios de análise de solo e instituições envolvidas em ciências do solo e meio ambiente. Mas o analisador será de grande utilidade também no dia-a-dia de engenheiros agrônomos. A previsão da Embrapa é que ainda no primeiro semestre seja repassado à iniciativa privada para produção em série e esteja disponível no mercado até o final do ano.

Mais informações: Embrapa Instrumentação Agropecuária Telefone: (016) 274 2477 Email: postmaster@cnpdia.embrapa.br  

Tema: Fatores e Insumos\Solos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/