01/08/98 |

Brasília sedia Encontro de Plantio Direto na Palha

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Nove milhões de hectares em termos nacionais e três milhões de hectares nos Cerrados cultivados com plantio direto. Este é o resultado de um trabalho iniciado no Paraná e que hoje atinge o país de Norte a Sul. Mostrar os resultados e ensinar os produtores como começar um sistema de produção agrícola que tem na sua essência o uso eficiente e racional dos recursos naturais é o que pretende o 6° Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha-Qualidade Ambiental e Prosperidade na Agricultura, que será realizado de 16 a 20 de junho, em Brasília, no Centro de Convenções. Uma promoção da Associação de Plantio Direto no Cerrado-APDC.

Hoje o plantio direto está presente em grande parte das culturas como a soja, milho, arroz, girassol, sorgo e feijão irrigado por aspersão. O uso deste sistema tem tido um crescimento significativo, em especial na região dos Cerrados, chegando em alguns municípios de Goiás, como Rio Verde, o uso em 85% das lavouras cultivadas.

Campo e Cidade

O evento tem o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa que pretende mostar aos agricultores a importância do sistema do plantio direto como um meio de combater os problemas da degradação do meio ambiente, uma vez que permite o uso racional das bacias hidrográficas, conservando a água e a biodiversidade.

Para o Diretor Presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal, a promoção desse Encontro mostra a preocupação da agricultura com a preservação dos recursos naturais, principalmente a água, indo de encontro até mesmo com as exigências dos consumidores por produtores que tenham qualidade, mas que não degradem o meio ambiente.

Durante a mostra os participantes terão a oportunidade de conhecer nos mini cursos o que há de mais recente em técnicas avançadas na aplicação de herbicidas, o plantio direto em florestas, sistema integrado de controle de ervas daninhas, plantio direto com tração animal entre outros assuntos.

Nas atividades programadas há uma inovação que é a divisão dos grupos, revezando-se entre o campo de demonstração, que serão montados na região do PADF e as mesas redondas e mini cursos realizados no Centro de Convenções. As pessoas que quiserem participar somente das atividades de campo poderão fazer sua inscrição no local das demonstrações.

Os interessados em inscrever-se no evento deverão fazê-lo na Secretaria Executiva do Encontro, situada na SCLRN 712, bloco "C", loja 18, em Brasília, ou pelo telefone (61) 273 2154 ou pelo fax (61) 274 7245.

Mais informações: Jorn. Rosângela Evangelista (Mtb 764-DF) Assessoria de Comunicação Social Telefone: (61) 347 4247 Fax: (61) 347 4860 Email: angel@sede.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/