01/09/98 |

Pesquisa pode aumentar produtividade da cana-de-açúcar em Alagoas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Alberto Duque Portugal, e o presidente da Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas, João Evangelista da Costa Tenório, assinaram, em 8 de setembro, contrato de cooperação para desenvolvimento de pesquisas no âmbito da agricultura, pecuária, silvicultura, monitoramento ambiental, informática, instrumentação agrícola, zoneamento agroecológico e tecnologia de alimentos.

De imediato, a preocupação da Cooperativa é o aumento da produtividade da cana-de-açúcar em Alagoas. A Embrapa vem testando sistemas de irrigação para a fruticultura e deverá observar sua utilização também para a cana-de-açúcar, uma vez que um entrave à maior produtividade no estado é a pouca disponibilidade de chuva durante cinco a seis meses por ano. A expectativa é que os sistemas de irrigação adequados aliados às excelentes condições de luminosidade e de calor elevem a produtividade.

O estado de Alagoas é hoje o terceiro maior produtor brasileiro de cana-de-açúcar. Dados do IBGE apontam produção, em 1996, de 20 milhões 827 mil 313 toneladas. A produção brasileira, no mesmo ano, foi de cerca de 324 milhões. A produtividade média registrada no estado é de 50 toneladas por hectare, sendo a observada em São Paulo, maior produtor, próxima a 100 toneladas por hectare. Paraná, o segundo estado produtor, registra produtividade média de 80 toneladas por hectare. A cana-de-açúcar em Alagoas é responsável por 80 mil empregos diretos.

Mais informações: Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Tel.: (61) 348 4379

Embrapa Tabuleiros Costeiros Tel.: (079) 217 1300  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Cana-de-açúcar 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/