01/09/98 |

Laboratório mostra clonagem e fecundação in vitro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, vai instalar um laboratório na Expointer para mostrar ao público os procedimentos para clonagem e fecundação in vitro de animais. Será uma simulação que permitirá ao visitante entender melhor o processo de obtenção de um animal clonado ou saber como a Embrapa tem condições de gerar 36 bezerros, em apenas um ano, de uma única vaca.

Durante todo o evento, vários técnicos vão mostrar ao público como retirar material genético do óvulo e para ele transferir um novo núcleo no processo de clonagem. É a primeira vez que a Empresa demonstra este processo ao público fora de Brasília, onde estão os laboratórios da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

O objetivo dos técnicos, com a demonstração, é desmistificar as técnicas de reprodução animal. "São processos simples de serem compreendidos, embora difíceis de viabilizar", diz o pesquisador Rodolfo Rumpf. A Embrapa tem tecnologia para clonagem de animais e está desenvolvendo um processo para produzir clones de bovinos. Segundo os técnicos, é possível que em 2003 já sejam produzidos clones em escala comercial no Brasil.

Quanto à fecundação "in vitro", que também será mostrada na Expointer, o processo está dominado. Com ela, a Embrapa conseguiu gerar, em 1994, o primeiro zebuíno de proveta do mundo. Agora, foram definidas as parcerias para comercialização da técnica, que deve estar no mercado ainda este ano, à disposição do setor produtivo. Com seu uso, é possível, por exemplo, obter até 36 bezerros em um ano de uma vaca campeã.

Mais informações: Embrapa ACS: 061 348-4113 Rodolfo Rumpf: 061 340-3593 Embrapa na Expointer: 061 976-5080

Próxima matéria  

Tema: A Embrapa\Expointer 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/