01/11/98 |

Parceria com universidade estuda obesidade humana

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Muitos seres humanos, de países ricos e em desenvolvimento, apresentam distúrbios metabólicos que, em geral, resultam em obesidade. A obesidade apresenta-se em diferentes graus e é tratada de acordo com o seu nível de gravidade. Em torno de 50% da população nos Estados Unidos e 30% na América Latina estão acima do peso normal. Para definir o que é obesidade a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o Índice de Massa Corpórea (IMC) que é a relação de altura e peso do indivíduo. Quando o IMC ultrapassa o valor 25 há necessidade de intervenção dietética. Acima de 30 a pessoa está doente e precisa de tratamento baseado em anoréxicos ou, em estado mais avançado de obesidade mórbida, é indicado o tratamento cirúrgico.

Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Osvaldo Malafaia e João Marchesini, os alunos do curso de pós-graduação da UFPR, Antônio Brenner, e da FURB, Léo Muller, e o pesquisador Cláudio Bellaver, área de nutrição animal, da Embrapa Suínos e Aves, Concórdia, Santa Catarina, estão iniciando estudos na linha de tratamento cirúrgico da obesidade utilizando o suíno como modelo experimental.

Segundo Cláudio Bellaver, "será realizada cirurgia de redução do tamanho estomacal, através do procedimento cirúrgico "Capella". Nesse trabalho serão avaliados os aspectos anatomopatológicos e cirúrgicos relacionados com o procedimento cirúrgico a ser empregado. Também será feito o acompanhamento bioquímico e metabólico dos animais operados visando obter respostas aplicáveis a seres humanos".

Os suínos, além de fornecedores de carne de ótima qualidade, contribuem dentro da área médica para a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos. Essa área de estudo é pouco conhecida no Brasil, mas esses animais podem ser doadores de válvulas cardíacas, enzimas digestivas, hormônios, couro para vestuário e cerdas. Além disso, poderá ser possível, em breve, o uso de órgãos destinados a transplantes, devido a semelhança anatômica e morfológica do suíno com o homem. Abre-se, assim, uma nova área de parceria com a Embrapa Suínos e Aves com institutos de pesquisa voltados a melhoria da qualidade de vida do ser humano.

Mais informações: Embrapa Suínos e Aves Fone: (049) 442 8555 Fax: (049) 442 8559  

Tema: Atividades Temáticas\Biotecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/