01/01/99 |

Curso ensina técnicos da África e América a produzir hortaliças

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Hortaliças realizará no período de 31 de maio a 09 de julho, em Brasília, o V Curso Internacional de Produção de Hortaliças para técnicos de países latinoamericanos e africanos de língua portuguesa. O evento é patrocinado pela Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e tem o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculado ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

O curso faz parte do Programa de Treinamento de Terceiros Países (TCTP) iniciado em 1995, com o objetivo de oferecer a técnicos de países latino-americanos e de países africanos de língua portuguesa, a oportunidade de aperfeiçoarem seus conhecimentos em tecnologias de produção de hortaliças e, assim, poderem contribuir para a expansão dessa atividade em seus países. Este é o último ano do Programa e já foram treinados 10 técnicos do Brasil, 4 da Angola, 6 da Bolívia, 1 da Colômbia, 3 de El Salvador, 4 do Equador, 4 da Guatemala, 1 de Honduras, 3 de Moçambique, 4 da Nicarágua, 1 do Panamá, 5 do Paraguai, 3 do Peru, 3 da República Dominicana, 3 do Uruguai e 3 da Venezuela. São oferecidas 15 vagas, sendo 3 para brasileiros.

Países convidados

Concorrerão às 12 vagas oferecidas aos estrangeiros, técnicos dos seguintes países: Angola, Bolívia, Colômbia, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

A Embrapa Hortaliças já encaminhou aos países convidados, folhetos com informações gerais sobre o curso, procedimentos e requisições para a inscrição que se encerra em 19 de março.

Conteúdo prático-teórico

O programa do curso é composto de seis módulos: importância econômica das hortaliças no Brasil e nos países de origem dos participantes; conceito e métodos básicos de produção de hortaliças; sistemas de produção de tomate, batata, batata-doce, cebola, brócolos, couve-flor, repolho, abóbora, melão, melancia, pepino, cenoura e pimentão; colheita e comercialização; manuseio pós-colheita e produção de sementes.

Os alunos visitarão campos de produção de hortaliças, agroindústrias e pontos de comercialização.

As aulas serão dadas por pesquisadores da Embrapa-Hortaliças e por professores convidados de universidades brasileiras.

Experiência

A experiência da Embrapa-Hortaliças na promoção de cursos internacionais, os conhecimentos técnico-científicos sobre hortaliças e mais oito anos de execução de um projeto de cooperação de pesquisa de hortaliças com o Governo Japonês foram as principais credenciais que levaram a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) a confiar ao Brasil e à Embrapa-Hortaliças, a realização deste curso.

O interesse o Governo Japonês, de caráter essencialmente técnico, é de contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico dos países em desenvolvimento. Este programa de treinamento é mais um instrumento de cooperação que o Governo Japonês patrocina em todo o mundo.

Inscrição

Para concorrer às 3 vagas oferecidas ao Brasil, o candidato deve ser diplomado em curso de nível superior em agricultura; ter experiência de no mínimo um ano em atividades ligadas à produção de hortaliças; exercer ou estar prevista sua indicação para exercer função em empresas de assistência técnica e extensão rural, particularmente no atendimento a produtores de hortaliças e ter idade inferior a 40 (quarenta anos).

O prazo para a inscrição se encerra em 19 de março.

Mais informações: Embrapa Hortaliças Tel.: (61) 385 9042 Fax: (61) 385 9042

Visite a homepage do curso.  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/