01/03/99 |

Estudo mostra que a indústria de alimentos investe pouco em inovações tecnológicas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A inovação tecnológica em empresas da indústria brasileira de alimentos é um processo reativo, baseado em investimentos em tecnologias desenvolvidas em outras indústrias no País ou no exterior." Esta é uma das principais conclusões da tese de doutorado do pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, José Ednilson de Oliveira Cabral, na Universidade de Reading (Inglaterra).

O estudo foi iniciado em 1994 durante a implantação do Plano Real, e foi conduzido até 1997. O trabalho envolveu 242 empresas de pequeno, médio e grande porte, de todas as regiões do País e de todos os setores da indústria de alimentos.

Ednilson Cabral esteve em Fortaleza no mês de novembro proferindo conferência com o titulo "Economia e Gestão da Inovação Tecnológica na Indústria Brasileira de Alimentos". Segundo ele, o comportamento da indústria de alimentos do Brasil "resulta em um nível tecnológico aquém do que seria possível dada a disponibilidade de tecnologias". Outro resultado do estudo foi a verificação de que o processo de inovação tecnológica na indústria de alimentos é bastante heterogêneo. Ele varia conforme as características das empresas: tamanho, atividade principal da empresa, tipo de inovação (produto ou processo) predominante, complexidade da inovação (radical ou incremental) e fontes de inovação (interna ou externa). Com base nestas variáveis e em outras como os recursos e competência de cada empresa, foram identificados quatro grupos (clusters) de empresas em padrão de inovação tecnológica. Finalmente, confirmou-se que o investimento em atividade de pesquisa e de desenvolvimento é bastante reduzido (em torno de 0,29% do faturamento das empresas, em média) mas que vem apresentando uma tendência de crescimento.

Este investimento, particularmente quando efetuado em parceria com Universidades ou Institutos de pesquisa e desenvolvimento, foi uma das variáveis estatisticamente mais significativas em explicar a probabilidade e a intensidade de inovações nas empresas pesquisadas.

Mais informações: Embrapa Agroindústria Tropical José Ednilson Cabral - Email: j.e.cabral@reading.ac.uk Tel.: (085) 299 1800 Fax: (085) 299 1803  

Tema: Atividades Temáticas\Tecnologia Agroindustrial 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/