01/03/99 |

Desenvolvido protótipo de sistema de aquecimento para aves

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

É possível evitar-se perdas na criação de aves, logo nos primeiros dias de vida dos pintinhos, pelo fornecimento adequado de calor, até que eles possam adquirir capacidade de termorregulação da temperatura corporal.

No Brasil os sistemas mais utilizados para essa finalidade são aqueles formados por campânulas à gás, campânulas elétricas, lâmpadas infravermelhas e fornalhas. Entretanto, todos esses sistemas utilizam um mesmo sentido de fornecimento de calor: "de cima para baixo", o que de certa forma prejudica o processo, já que o ar quente sempre é mais leve que o ar frio. Além disso, alguns desses sistemas comprometem a qualidade do ambiente uma vez que liberam gases tóxicos, consomem oxigênio do ar, oferecem risco de explosões e apresentam dificuldade de controle da temperatura à altura das aves – o que faz com que as camas permaneçam úmidas e frias e, por isso, surge, muitas vezes, a necessidade de uso de calor suplementar.

Para divulgar essas informações a produtores e técnicos de todo o país, a Embrapa Suínos e Aves está lançando a publicação, da Série Circular Técnica Nº 20, Sistemas de Aquecimento para Criação de Aves, que apresenta resultados de um trabalho onde se avaliou diferentes sistemas de aquecimento em piso e seus efeitos sobre o desempenho e a mortalidade das aves, o consumo e o custo de energia e a umidade da cama e que resultou num protótipo de sistema de aquecimento em piso para aves.

Para o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Paulo Abreu, da área de construções rurais e ambiência em avicultura, responsável pelo trabalho, "pelos resultados apresentados, o sistema de aquecimento em piso, com resistência elétrica, poderá ser um instrumento valioso em instalações avícolas para reduzir o desconforto provocado pelo frio, nos primeiros dias de vida das aves, já apresentando vantagens em relação aos anteriormente citados, em termos de aumento de produção". Finalizando, disse que no momento, a Embrapa Suínos e Aves busca a parceria de empresas que queiram executar esse sistema para disponibilizá-lo como alternativa viável aos produtores interessados.

Interessados em adquirir a publicação (Circular Técnica nº20/98, ao preço de R$6,00 ,incluindo as despesas postais) podem solicitá-la, por escrito, à Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Suínos e Aves, Caixa Postal 21, 89.700-000, Concórdia, SC, telefone (049)442.85.55, fax (049)442.85.59, Email: cnpsa@cnpsa.embrapa.br, http://www.cnpsa.embrapa.br, anexando ao pedido cheque nominal à empresa no valor citado.

Mais informações: Embrapa Suínos e Aves Tel.: (049) 442.85.55 Fax: (049) 442.85.59  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais\Aves 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/