01/04/99 |

Comemorados 26 anos com lançamentos, exposição e homenagens

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, entrega, nesta terça-feira, o Prêmio Frederico de Menezes Veiga a dois cientistas que se destacaram com trabalho em benefício da agricultura familiar. A solenidade acontecerá às 19 horas, no auditório da Sede da Empresa, em Brasília, durante as comemorações dos 26 anos da Embrapa. Além da premiação, a Embrapa irá lançar tecnologias, publicações, vídeos e inaugurar uma exposição. Estão confirmadas as presenças, entre outras autoridades, do Vice-Presidente da República, Marco Maciel, e do Ministro da Agricultura e do Abastecimento, Francisco Turra.

O Prêmio Frederico de Menezes Veiga será entregue aos pesquisadores Ygor da Silva Coelho, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, e Caio Vidor, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ygor da Silva Coelho é engenheiro agrônomo com mestrado em Fitotecnia e tem dedicado seus trabalhos à expansão da citricultura no Nordeste. Nos últimos anos, intensificou ações junto a pequenos produtores, com o objetivo de criar novas alternativas de cultivo e contribuir para a geração de renda e emprego em áreas sujeitas à seca, na região do semi-árido brasileiro.

Caio Vidor é também engenheiro agrônomo, com doutorado na Ohio State University. As principais linhas de pesquisa por ele adotadas referem-se à seleção de bactérias para fixação biológica de Nitrogênio e aos estudos e recomendações relacionados ao manejo de solos. Resultados de seus trabalhos têm influência decisiva na racionalização do uso de fertilizantes, na redução dos custos de produção e no maior rendimento de culturas de grãos,

O Prêmio Frederico de Menezes Veiga é concedido anualmente por ocasião do aniversário da Embrapa a dois pesquisadores que, no campo da pesquisa agropecuária, tenham-se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor ou dedicado a produzir trabalho que signifique efetiva e marcante contribuição ao desenvolvimento agrícola nacional.

O Prêmio Frederico de Menezes Veiga também será entregue, na Categoria Institucional, ao Congresso Nacional, como reconhecimento à sensibilidade demonstrada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal no trato de questões pertinentes à Ciência & Tecnologia.

Frederico de Menezes Veiga, pesquisador amazonense que deu nome ao Prêmio, desenvolveu seus trabalhos de pesquisa em cana-de-açúcar na cidade de Campos (RJ). Os resultados por ele alcançados ditaram os novos níveis de produtividade da cana-de-açúcar em diferentes regiões do Brasil e abriram caminho para que o País assumisse a posição de maior produtor mundial e grande exportador de açúcar.

Agricultura e Pólos de Desenvolvimento é o tema da terceira edição do Prêmio Embrapa de Reportagem, que também será entregue durante a solenidade da próxima terça-feira. No total, 108 trabalhos concorreram. O vencedores da categoria Impresso, primeiro, segundo e terceiros colocados, foram, respectivamente, Mauro Zanatta, da Gazeta Mercantil, com a matéria Agropecuária cresce em Unaí; Pedro Ivon Caldeira de Carvalho, do Correio da Bahia, com a matéria Presente do Velho Chico e Cláudia Cristina Barberato Pretto, da Folha de Londrina (Folha Rural), com a matéria Novas fronteiras – quem abre é por conta e risco.

Vico Iasi e equipe do Programa Globo Rural, da Rede Globo, com a reportagem Pimenta longa: a agricultura e qualidade de vida na Amazônia, Ana Lucia Brochier Kist, do Canal Rural, com Novilho precoce – a revolução na pecuária do Vale do Araguaia, e Monalisa Mesquita Machado Lima, da TV Verdes Mares, com Produtor de mudas de caju, ficaram, respectivamente, nos primeiro, segundo e terceiro lugares na categoria Televisão. Na categoria Rádio, apenas duas classificações: o primeiro lugar ficou com Lizemara Araújo Prates, da Rádio Guaiba, que concorreu com Agricultura e Pólos de Desenvolvimento, e o segundo, com Lana Cristina do Carmo, da Rádio Nacional da Amazônia, cuja reportagem, também sobre pimenta longa, foi veiculada no programa Passagem para o futuro.

Rede de telecomunicações

Na solenidade, será lançada, oficialmente, a EmbrapaSat uma das mais completas redes privadas de telecomunicações via satélite do setor público. A rede permite a transmissão de voz/fax, dados e imagens entre todas as Unidades da Empresa, em qualquer parte do País. A comunicação interna da Embrapa passa a ser totalmente independente dos serviços de companhias telefônicas e de provedores de acesso à Internet. Serão lançados também novos livros e vídeos. A publicação Amazônia: Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrícola, finalista do Prêmio Jabuti 1999, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, estará exposta.

A Embrapa, lança, ainda, durante a solenidade, o macarrão enriquecido com soja, que proporciona um aumento de 40% de proteína em relação ao macarrão tradicional de farinha de trigo. Destinado especialmente às famílias dos pequenos produtores, como alternativa alimentar, bem como à agroindústria da soja, tem, em sua composição, 20% de farinha micronizada de soja e 80% de farinha de trigo. Com essa combinação de leguminosa e cereal, apresenta melhor qualidade protéica, devido ao balanceamento adequado de aminoácidos essenciais.

Ainda na terça-feira, no Espaço Cultural da Sede da Empresa, será aberta a exposição de tecnologias que estejam colaborando para a redução de desequilíbrios sociais, para a fixação do homem no campo e para a geração de emprego e renda, com destaque para a agricultura familiar. Unidades da Empresa e representantes de outras instituições do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária – SNPA estarão apresentando seus projetos e tecnologias nessa linha, por meio de painéis fotográficos e de textos. Serão expostos também trabalhos liderados pelo Comunidade Solidária, pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf e Banco Nacional de Agricultura Familiar – BNAF. A exposição prossegue até o dia 30 de abril, sempre das 8 às 17 horas.

Fotos dos 26 anos da Embrapa.

Mais informações: Assessoria de Comunicação Social Fone: (61) 348 4113 Fax: (61) 347 4860 Email: Assessoria de Comunicação Social  

Tema: A Embrapa\Aniversário 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/