01/04/99 |

Conheça o Prêmio Frederico

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

No próximo dia 27 de abril, por ocasião da solenidade comemorativa ao 26º Aniversário da Embrapa, estará sendo entregue aos pesquisadores Caio Vidor, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Ygor da Silva Coelho, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA), o Prêmio Frederico de Menezes Veiga. A entrega do prêmio será às 19 horas, no auditório da Embrapa Sede, final da avenida W-3 norte.

O pesquisador Ygor da Silva Coelho teve destacado o seu trabalho pela pesquisa realizada junto a pequenos produtores do trópico Semi-Árido e dos Tabuleiros Costeiros nordestinos, criando novas alternativas de cultivo e contribuindo para aumento de renda e de emprego na região. Especialista em Citricultura, Ygor teve o seu projeto "Viabilização socioeconômica de assentamentos de reforma agrária" destacado em publicação do Programa Comunidade Solidária e do IPEA como "Experiência Inovadora". O projeto consiste no repasse técnicas, sementes de alta qualidade e insumos a famílias de assentados da Bahia, diversificando a produção com limão, abacaxi, acerola, banana, mamão, maracujá, milho, intercalados com culturas de subsistência de milho, feijão, amendoim, batata-doce, inhame e mandioca, além de animais. O método participativo, com ênfase no "aprender fazendo", e os bons resultados para os colonos levaram o projeto a receber três prêmios: "Agricultura Real", promovido pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento; Destaque no Prêmio Herbert de Souza, de Combate à Fome e à Miséria, promovido pela ANABB - Banco do Brasil e Destaque como "Experiência Inovadora", pelo Programa Comunidade Solidária/Ibam/Ipea.

O pesquisador Caio Vidor recebe o prêmio Frederico de Menezes Veiga por suas pesquisas de novas estirpes de bactérias para os processos de fixação biológica de Nitrogênio, com reflexos benéficos muito importantes para o produtor rural, melhorando a competitividade nacional e a conservação ambiental. Seu trabalho com a cultura do feijão permitiu aumentar em 10% a produção nas lavouras, além da redução no uso de fertilizantes e adubos. Na soja, eliminou seu uso.

Quem foi Frederico de Menezes Veiga

O Brasil deve a Frederico de Menezes Veiga entre 70 e 75 milhões de sacas de açúcar que exporta anualmente, correspondentes ao rendimento adicional em razão das variedades por ele criadas. Segundo cálculos do extinto Instituto do Açúcar e do Álcool, apenas a substituição de antigas variedades na lavoura canavieira de São Paulo pela variedade CB 4176, obtida por Frederico de Menezes, proporcionou nas safras entre 1958 e 1962 um rendimento adicional de 10,2 milhões de toneladas anuais.

Instituído em 1974, o Prêmio Frederico de Menezes da Veiga é concedido anualmente àqueles que, no campo da pesquisa agropecuária, tenham-se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor ou trabalho que signifique marcante contribuição ao desenvolvimento agrícola nacional.

Mais informações: Assessoria de Comunicação Social Fone: (61) 348 4113 Fax: (61) 347 4860 Email: Assessoria de Comunicação Social  

Tema: A Embrapa\Aniversário 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/