01/04/99 |

Testada tecnologia para agricultor familiar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma experiência pioneira, onde o produtor de base familiar tem acesso a tecnologia de ponta, reduz significativamente o uso de agrotóxico, e aumenta em até 50% a produtividade, com conseqüente redução de custos. Assim o diretor da Embrapa, José Roberto Peres, define o trabalho que a Embrapa em parceria com a Emater, Programa Comunidade Solidária, Fundação Banco do Brasil, INCRA e Pronaf estão desenvolvendo junto a famílias de assentados em Brazlândia(DF).

O projeto começou no DF e está sendo levado para regiões como Felício dos Santos, MG; Canguçu, RS; e Canindé, CE. Ele consiste na utilização de tecnologia com destaque para um produto orgânico a base de aminoácidos, desenvolvido pelo pesquisador José Guerra, da LBE Biotecnologia, colocado via sistema de irrigação faz com que a planta tenha o seu crescimento acelerado e passe a ter maior defesa contra o ataque de pragas e doenças, pois o sistema imunológico fica fortalecido.

Peres explica que a grande vantagem é que, em geral, as pessoas vêem certas tecnologias como inacessíveis ao agricultor de base familiar. «Este projeto mostra, na prática, exatamente o contrário, uma vez que se utiliza sistema de irrigação por gotejamento que leva o produto à planta. Um meio simples e eficiente», ressalta.

No momento, o projeto está sendo desenvolvido no plantio de couve-flor e repolho, mas está sendo viabilizando o uso da tecnologia no plantio de cenoura e morango em lavoura de outra família de assentado.

Mais informações: Assessoria de Comunicação Social Fone: (61) 348 4113 Fax: (61) 347 4860 Email: Assessoria de Comunicação Social  

Tema: A Embrapa\Aniversário 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/