01/05/99 |

Em discussão a competitividade da avicultura e da suinocultura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com a ajuda de dois pesquisadores internacionais, a Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), está discutindo como se situam internacionalmente a suinocultura e a avicultura brasileiras. O "Seminário sobre Competitividade e Mercado nas Cadeias de Suínos e Aves" também vai discutir a experiência européia na fixação de políticas agrícolas para esses dois setores. Ele será realizado na sexta-feira, dia 7 de maio.

Os dois pesquisadores internacionais participam do seminário e darão uma contribuição importante na comparação entre os modelos do Brasil e da Europa. Antônio Pinheiro, doutor em Economia Política e professor da Universidade de Évora, de Portugal, falará sobre as mudanças nas políticas agrícolas ocorridas na comunidade européia e seus efeitos sobre a ciência a tecnologia.

Já a francesa Pascale Magdelaine, doutora do Instituto Tecnológico de Avicultura/ITAVI, de Paris, analisará o mercado mundial avícola. Também participarão do seminário o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Jonas Irineu dos Santos Filho, que tratará sobre "A avicultura e suinocultura brasileira – mercado e competitividade regional", e o professor da Universidade Federal de Pelotas Mário Duarte Canever, que abordará a "Distribuição geográfica e a mudança tecnológica na suinocultura brasileira".

A discussão em torno das políticas agrícolas européias será um dos pontos mais importantes do seminário. A comparação entre o que é feito na Europa e o que se coloca em prática no Brasil poderá fornecer informações importantes para instituições de pesquisa e órgãos oficiais. "A Europa apostou até meados dos anos 80 num modelo baseado na produção. Agora, a Comunidade Européia está valorizando a agricultura sustentável", disse Antônio Pinheiro.

Mais informações: Embrapa Suínos e Aves Fone: (049) 442 8555 Fax: (049) 442 8559  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/