01/06/99 |

Novo modelo ajuda a saber valor do solo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Ministério Extraordinário de Política Fundiária e o Conselho Diretor do Incra estão procurando uma forma justa e correta para avaliar o valor global da terra. Uma alternativa pode ser um método empregado no Acre conhecido como Modelo Pedológico para Avaliação de Imóveis, capaz de identificar rapidamente aptidões e distribuição de tipos de solos em pequenas e grandes propriedades rurais.

O pesquisador da Embrapa Acre, Eufran Ferreira do Amaral, está desenvolvendo o sistema que utiliza recursos como o Sistema de Posicionamento Global (GPS), imagens de satélite e análise de solo. Com estes dados é possível determinar com até 10 vezes mais precisão as características do solo e qual sua vocação: agricultura, pecuária, manejo florestal, sistemas agroflorestais, reflorestamento, conservação, preservação ou cultivos perenes. O método também impede que o preço da terra seja superestimado em casos de desapropriação. Tipo de ação comum que abarrota o Judiciário com recursos, atrasando o processo de reforma agrária. O tema fará parte de um painel na 27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Ciências do Solo, de 11 a 16 de julho, em Brasília.

No Acre, a pedologia já foi empregada em áreas do Projeto de Assentamento Pedro Peixoto, no Humaitá, nos seringais São Gabriel (Capixaba), Espinhara (Bujari), Benfica (Feijó) e em mais de 40 pequenas propriedades em Senador Guiomard. Por conta da eficiência do sistema, Amaral tem sido convidado a prestar consultoria na Justiça Federal para avaliar solos em propriedades nos Estados de Tocantins, Pará, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Sul. A iniciativa ajudou a otimizar recursos naturais e orientou produtores quanto a necessidade de investimentos em insumos, manejo e ganhos em produtividade.

A Embrapa Acre vai publicar em breve um documento com informações sobre a aplicação do método pedológico sob título "Classificação da Capacidade de Uso das Terras em Pequenas Propriedades Rurais no Acre: Alternativa Rápida e Econômica".

Mais informações: Embrapa Acre Jorn. Soraya Pereira da Silva Pesq. Eufran Ferreira do Amaral Tel.: (068) 224 3933 ou 224 3932. Fax: (068) 224 4035  

Tema: Fatores e Insumos\Solos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/