01/06/99 |

Água-de-coco não terá conservantes

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza, está desenvolvendo a primeira água-de-coco industrializada e envazada sem conservantes, sem congelamento e com tecnologia totalmente nacional. O produto está na fase final de ajustes e é conseqüência de parceria com o Sindifruta, Sebrae e Finep.

A máquina extratora de água-de-coco, primeiro resultado da parceria, foi lançada no ano passado. Se houve melhoria no equipamento para extrair a água, agora é a vez do produto que ganha qualidade no sabor e tempo de vida de prateleira, sem que sejam adicionados conservantes.

A nova água-de-coco animou os produtores que participaram de um teste de sabor, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa, em Fortaleza em abril. Eles provaram três produtos distintos (água-de-coco "in natura", água-de-coco industrializada e congelada, e a nova água-de-coco). A água-de-coco com tecnologia Embrapa ganhou a preferência de 40% dos presentes, enquanto 56% dos participantes optaram pelo produto "in natura".

Conforme o Engenheiro de Alimentos da Embrapa Agroindústria Tropical Fernando Abreu, responsável pelo estudo, "o resultado era esperado já que o produto desenvolvido perdeu apenas para a natureza e foi testado num público que entende de água-de-coco. Em outro teste, realizado com 50 pessoas, convidadas aleatoriamente, o produto alcançou o índice de 80% na preferência, em relação ao fruto "in natura".

O projeto ocorreu a partir de uma demanda dos produtores que agora exercem o domínio sobre a tecnologia gerada pela Embrapa. O coqueiro tem grande importância para o Nordeste além de ser uma cultura de fácil adaptação. Conforme dados do Sindifruta, existem 42 mil hectares de coqueiro plantados na região e uma grande expansão de cultivos para produção de água.

Mais informações: Embrapa Agroindústria Tropical Pesquisador Fernando Abreu (085) 299-1832 Jornalista Franzé Ribeiro (085) 299-1907, 989-1518  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Côco 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/