01/06/99 |

Governo do Acre e Embrapa fazem parceria

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O governo do Estado do Acre quer implementar uma política de desenvolvimento do campo embasada em estudos científicos e em tecnologias adaptadas à região. A estratégia vai garantir a inserção de pequenos produtores – antes condenados à falência e ao êxodo rural – no mercado globalizado com produtos competitivos provenientes de projetos de assentamento, pólos agroflorestais e extraídos da floresta amazônica de forma sustentável.

A equipe do governo Jorge Viana, ligada à Secretaria de Produção, está se reunindo com técnicos da Embrapa Acre para firmar parcerias onde a empresa já tem tecnologias comprovadas para a implementação de agroindústrias e manejo de recursos naturais e que vão ao encontro dos anseios do governo e da sociedade.

Entre os programas que podem surtir parcerias está a criação de seringais modernos consorciados com castanha, café e pimenta longa. A idéia, que já teve um grande avanço com as discussões para elaboração da proposta governamental para o setor rural, implica em treinamento e respaldo técnico aos extensionistas, colonos e seringueiros, além do fornecimento de material genético como clones tricompostos de seringueiras mais produtivas e resistentes ao mal-das-folhas, variedades de café mais rentáveis e introdução do cultivo da pimenta longa para geração de renda e emprego em curto prazo. Pelo menos, seis grandes programas devem entrar em discussão.

Eles são: incentivo à produção de culturas básicas; mecanização de áreas abertas; melhoria tecnológica das unidades produtoras de farinha de mandioca; gestão de qualidade em cooperativas de Xapuri e Brasiléia; plano estratégico para a produção e consumo da castanha-do-brasil; e implantação de unidades descentralizadas de beneficiamento de castanha. Governo e Embrapa vão procurar ampliar parcerias com outras instituições, otimizar e captar recursos para criar projetos pilotos e unidades demonstrativas em todo o Estado.

Para o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Acre, Ivandir Soares Campos, a iniciativa do governo é a única forma de garantir a viabilidade do setor rural no Acre. "Está claro que agora existe uma política de desenvolvimento sustentável e só assim é que podemos transferir tecnologia e conhecimento para o produtor e alavancar a economia no campo".

Mais informações: Embrapa Acre Jorn. Soraya Pereira da Silva Ivandir Soares Campos Tel.: (068) 224 3933 ou 224 3932 Fax: (068) 224 4035  

Tema: A Embrapa\A Instituição 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/