01/07/99 |

Dispositivo da Embrapa ajuda pesquisa de novas cultivares

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A pesquisa de cultivares de soja tolerantes e sensíveis à seca ganha pontos com a criação de um Dispositivo Automático de Controle para Abrigos Móveis contra a Chuva. O invento foi registrado pela Embrapa, que passa a ter o direito de patentear o produto. O equipamento já está sendo utilizado por pesquisadores da Embrapa Soja para viabilizar o funcionamento de cinco casas de vegetação. Ao ser acionado, quando chove, cobre automaticamente áreas em experiência. O sistema simula situações de seca, permitindo avaliar quais cultivares são tolerantes e quais são sensíveis à falta de água.

Além de ser útil na pesquisa, o dispositivo também pode ser utilizado em outras situações, sempre com água, inclusive em comportas de barragens de hidrelétricas. "A metodologia utilizada é eficiente e muito mais econômica que os outros similares", explicaJosé Renato Farias, pesquisador da Embrapa Soja.

O supervisor do Setor de Serviços Auxiliares da Embrapa Soja, José Martins Queiroga foi o inventor do dispositivo. Por essa criação, Queiroga recebeu o Prêmio por Excelência, concedido anualmente pela Embrapa aos empregados que se destacam. "É importante o reconhecimento do trabalho que executamos diariamente na Empresa", avalia Queiroga. "Mas o dispositivo só foi reconhecido graças à iniciativa dos pesquisadores da Embrapa Soja, que se empenharam para conseguir sua patente".

Mais informações: Embrapa Soja Jornalista Lebna Landgraf Tel.: (043) 371.6000  

Tema: Atividades Temáticas\Instrumentação 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/