01/07/99 |

Mini tanque de leite para o produtor familiar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A mais recente tecnologia lançada pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP), destinada aos produtores familiares, é o conjunto de ordenhadeira e mini tanque resfriador, para a pecuária leiteira. Além da ordenhadeira mecânica, o equipamento inclui um tanque para resfriamento e armazenamento do leite na propriedade, inédito no mercado por seu tamanho, com capacidade para apenas 150 litros. O conjunto foi desenvolvido em parceria com a empresa Frigomor, de Araraquara (SP), que está comercializando o produto.

Usinas e cooperativas estão exigindo a adoção de tanques resfriadores na propriedade, em substituição ao latão, a fim de reduzir custos e melhorar a qualidade do leite. Analistas do setor prevêm que os pecuaristas que não aderirem ao novo sistema serão excluídos da atividade. O preço do conjunto é de R$ 3.800. O produtor familiar dispõe de financiamentos, a juros baixos, de usinas e cooperativas, bem como do BNDES, do Procera e, em São Paulo, da Nossa Caixa/Nosso Banco, do Governo do Estado de São Paulo.

A maior parte das tecnologias geradas pela Embrapa Pecuária Sudeste podem ser utilizadas pelos produtores familiares. Em janeiro deste ano (1999) teve início um projeto específico para implantação, acompanhamento e avaliação de tecnologias em propriedades familiares leiteiras, nos municípios de São Carlos (SP) e Muriaé (MG).

Esses pecuaristas familiares começam a receber todas as recomendações de manejos já disponíveis, como pastejo rotacionado no verão, uso de cana e uréia no inverno, adubação dos pastos, menejo sanitário e reprodutivo, entre outros. Com isso, os produtores estão adotando tecnologias de baixo custo com produção a pasto, reduzindo custos e melhorando a qualidade do leite. Além desse planejamento zootécnico, os pecuaristas estão recebendo também o planejamento gerencial e a análise econômica da propriedade, adotando assim cálculos precisos de custos, despesas e receitas.

Este projeto está sendo executado em parceria com a Universidade Federal de São Carlos-UFSCar, CATI-SP (da Secretaria da Agricultura de São Paulo), Emater-MG e as prefeituras, sindicatos rurais e cooperativas dos dois municípios.

Mais informações: Embrapa Pecuária Sudeste Jornalista Jorge Reti 16.2615611  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Leite\Leite 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/