01/08/99 |

Conferência mundial discute pesquisa e o agronegócio da soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A biotecnologia continua sendo um dos temas mais concorridos nos debates científicos. É o que ficou evidente na 6ª Conferência Mundial de Pesquisa de Soja, que aconteceu em Chicago, nos EUA, entre os dias 4 e 7 de agosto. O Brasil, segundo maior produtor de soja do mundo, foi representado por 35 pesquisadores, sendo que 24 são da Embrapa Soja.

A Conferência Mundial, que este ano foi organizada pela Universidade de Illinois, é o mais importante evento que envolve a pesquisa de soja. Para abranger todo o complexo do agronegócio da soja foram realizados também outros dois eventos paralelos: o Fórum Global da Soja e a Conferência de Soja do Meio Oeste Americano. Os eventos reuniram 1800 participantes do mundo todo.

O presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal foi convidado para debater o Estado da Agroindústria da Soja no Brasil. Mais 10 pesquisadores da Embrapa ministraram palestra nos eventos. Inclusive, o Brasil foi indicado para sediar a próxima Conferência Mundial, que acontece daqui a quatro anos.

A convite da organização da Conferência Mundial, o chefe geral da Embrapa Soja, José Francisco Ferraz de Toledo ministrou palestra abordando "Uma visão do futuro do melhoramento da soja". "A participação da Embrapa Soja nesse evento é muito importante. Como instituição de ponta em pesquisa sobre soja, precisamos estar atualizados sobre as tendências mundiais. Assim, poderemos continuar oferecendo as melhores opções em termos de tecnologia ao agricultor brasileiro", explica.

Durante a realização dos eventos, a polêmica questão dos transgênicos revelou que ainda há muitas incertezas e opiniões divergentes. "Embora existam grandes áreas de soja transgênica no mundo, o futuro dessa tecnologia depende do posicionamento que o Brasil vai adotar", diz Toledo. "Se o Brasil fizer segregação e rotulagem, por exemplo, os países que plantam soja transgênica também serão obrigados a adotar essa prática".

Como novas tendências para a utilização da soja, a Conferência Mundial de Pesquisa de Soja destacou ainda as pesquisas direcionadas para ampliar o uso da soja na alimentação humana e também os seus efeitos na saúde. O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Mario de Camargo Maranhão também participou do debate e pretende iniciar um projeto com a Embrapa Soja para delimitar quais os benefícios que o consumo do grão pode trazer ao coração.

Mais informações: Jornalista Lebna Landgraf Embrapa Soja Tel.: (43) 371- 6061  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/