01/08/99 |

Dia de campo na TV mostra tecnologias para melhorar produção de citros

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa apresenta, no próximo Dia de Campo na TV, tecnologias para aumentar a capacidade produtiva do solo nas culturas de citros, por meio do manejo de solo e coberturas vegetais no controle de plantas daninhas. O programa vai ao ar no dia 12 de agosto, das 15h às 16h, por antena parabólica. A produção é da Embrapa, pelas unidades de Comunicação para Transferência de Tecnologia (Brasília-DF) e Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – BA), em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e Monsanto do Brasil.

A idéia é levar aos produtores de citros uma alternativa que pode aumentar em média 30 a 40% a produtividade de suas culturas, e reduzir em aproximadamente 48% os custos com o controle de mato. Para isso, os pesquisadores propõem a utilização de leguminosas como cobertura vegetal nas entrelinhas dos citros associada a uma subsolagem, quando necessária, e o uso de herbicida a base de glifosate.

Essa prática integrada permite que em regiões como a faixa litorânea nordestina, de solo tipo tabuleiro costeiro, as plantas cítricas não sejam tão prejudicadas em seu desenvolvimento, estado nutricional e produção, pela compactação e adensamento do solo, pelos baixos índices pluviais e pela competição com as plantas daninhas por água.

As leguminosas possuem raízes vigorosas, que promovem a descompactação natural do solo, proporcionando maior infiltração da água além de favorecer o desenvolvimento do sistema radicular das plantas cítricas e maior retenção de umidade. Essas leguminosas, por possuirem propriedades químicas especiais, contribuem também para a inibição do crescimento de plantas daninhas, auxiliando o controle realizado pelo herbicida pós-emergente, a base de glifosate. Esse tipo de herbicida promove a dessecação do mato nas linhas da cultura para formação de cobertura morta que proteje o solo contra a erosão e reduz as perdas de água por evaporação.

Como sintonizar – Para assistir ao programa, é preciso sintonizar a antena no transponder 12B2, polarização vertical, banda C, freqüência 4.190, ou na banda L, freqüência 960. Perguntas ao vivo podem ser feitas pelo telefone 0800 610 505 (ligação gratuita), fax (61) 273-8949, ou pelo endereço eletrônico diacampo@spi.embrapa.br.

Mais informações: Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia Iara Falcão – iara@spi.embrapa.br (61) 340-0675/ 348-4278

Embrapa Mandioca e Fruticultura Joselito da Silva Mota – joselito@cnpmf.embrapa.br (75) 721-2120/ 721-1118  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/