01/08/99 |

Pesquisa revela perfil do consumidor carioca

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Workshop mostrará fatores que influenciam na compra de produtos alimentícios

A população está cada vez mais atenta aos rótulos das embalagens. Empresas que declaram que seus produtos não prejudicam o meio ambiente são as preferidas para 44% dos consumidores cariocas e 11% preferem produtos geneticamente modificados. Para este grupo, cuja maioria é de mulheres, a ilustração do rótulo é mais importante do que as informações da embalagem.

A pesquisa, realizada com consumidores do Rio de Janeiro e da Inglaterra pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, será apresentada no 2º Workshop Brasileiro sobre Estudos do Consumidor, nos próximos dias 25 e 26 de agosto, em São Paulo. O evento, organizado pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é dirigido a empresários da agroindústria e pesquisadores que desejam atualizar seus conhecimentos na área de estudos do consumidor.

Entre os temas abordados, serão mostrados estudos de como o Serviço de Atendimento ao Cliente ajuda a alterar produtos através das sugestões dos consumidores; como a indústria é influenciada pelo Código de Defesa do Consumidor; como avaliar o valor da marca; a influência do rótulo e da embalagem na intenção de compra do consumidor, entre outros.

A pesquisa da Embrapa terá seus resultados inéditos apresentados durante o evento e revela dados surpreendentes. "A maioria dos consumidores ingleses mostra baixa intenção de compra para os alimentos transgênicos e levam em conta a informação e o custo dos produtos, ao contrário dos cariocas", explica Rosires Deliza, engenheira de alimentos, pesquisadora da Embrapa.

Segundo Rosires, foram exibidos rótulos de óleos de girassol, cujo preço variava até 60% entre as marcas, mas isto não influenciou na intenção de compra dos brasileiros. "Vale ressaltar que isso não ocorre com todos os produtos. Existem aqueles que provocam uma fidelidade maior do consumidor, como o café por exemplo, em que a pessoa prefere até pagar mais para levar sua marca preferida", explica Rosires. "Há também outros produtos que, por serem mais caros, o consumidor leva muito em conta o preço", completa. A pesquisa, realizada no final do ano passado, consultou 170 brasileiros e ingleses, de todas as camadas sociais, variada faixa etária e utilizou rótulos de óleo de girassol como amostra para os testes.

Evento: 2º Workshop Brasileiro Sobre Estudos do Consumidor Quando: 25 a 26 de agosto de 1999 Onde: ABIA – Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação. Av. Brigadeiro Faria Lima, 1478, 11º andar, São Paulo – SP

Mais informações: Jornalista Elisângela Santos Embrapa Agroindústria de Alimentos Área de Comunicação Empresarial Tel: (21) 410-7488 /7472 Celular: (21) 911 27284  

Tema: Atividades Temáticas\Tecnologia Agroindustrial 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/