01/08/99 |

Consumidor terá melancia sem sementes brasileira no ano 2000

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

No ano 2000 a Embrapa Semi-Árido (Petrolina-PE) vai colocar à disposição dos consumido-res brasileiros uma variedade híbrida de melancia sem sementes e adaptada às condições ambien-tais do Semi-Árido nordestino. Nos resultados experimentais, a fruta, além da comodidade para quem a consome, é muito saborosa.

A melancia sem sementes é um produto muito bem aceito nos principais mercados do mundo e tem surgido como ótima alternativa de cultivo para os produtores de hortaliças. Nos Esta-dos Unidos, a comercialização de melancia sem sementes cresceu de 5% do mercado de melancia para cerca de 20% hoje e, como em outros países, formaram-se grandes companhias e associa-ções especializadas na produção.

A produção de melancia sem sementes é incipiente no Brasil. As variedades disponíveis no mercado são de origem norte-americana ou japonesa. Nas empresas que as comercializam, o vo-lume de vendas da semente da fruta híbrida é insignificante. O tamanho da produção brasileira de melancia totaliza um milhão de toneladas e movimenta cerca de R$ 300 milhões. A melancia é plantada em vários estados. Porém, tem maior plantação no Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e nos perímetros irrigados do Semi-Árido.

A melancia sem sementes é plantada por meio de sementes. E não é capricho da natureza. É empenho de pesquisas. Desde 1985 a Embrapa Semi-Árido vem trabalhando no melhoramento de melancia visando resistência a doenças e boa qualidade de frutos. Mais recentemente, em 1996, implementou-se o Programa de Melancia Sem Sementes, que recebe apoio do Banco do Nordeste, além de bolsas do CNPq e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Fa-cepe).

O mais difícil a pesquisa já conseguiu: dez linhagens que, cruzadas, vão gerar frutos sem sementes. Há linhagens com frutos de diferentes tamanhos e resistentes ao oídio, uma doença que ataca as folhas da melancia no final do ciclo, quando os frutos estão completando a maturação. As dez linhagens podem produzir vários híbridos de melancia sem sementes. Os pesquisadores lem-bram, entretanto, que mesmo na melancia sem sementes ocorre a presença de rudimentos de se-mentes (cor branca, sem desconforto ao serem ingeridos), como também é possível encontrar al-guma semente completa.

Para liberar o material pesquisado para plantio, com agricultores das diferentes regiões do País, torna-se necessário avaliar o comportamento dos novos híbridos nas principais regiões produtoras, o que deverá ser feito com a parceria da Embrapa Hortaliças (DF).

Mais informações: Jornalista Marcelino Ribeiro Embrapa Semi-Árido Fone: (81) 862.1711  

Tema: Produtos Agropecuários\Hortaliças 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/