01/09/99 |

Público urbano é prioridade na Expointer

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento vai levar, para a Expointer 99, uma série de atrações e novidades para o público que visitar a "Casa da Tecnologia", onde a Empresa vai ficar instalada. Novas tecnologias, equipamentos, softwares, livros, vídeos, novas variedades e até cursos de culinária serão atração para adultos e crianças, inclusive aqueles que não atuam com agropecuária. Para isso, a Embrapa está colocando técnicos à disposição para orientação e organizando uma exposição didática sobre as novidades que apresenta.

Os cursos de culinária "Farinha Caseira de Soja e Macarrão Caseiro de Soja", "Receitas com Carne Suína", "Hortaliças em Picles" e "Doces em Pasta", realizados na Cozinha Experimental da Casa da Tecnologia são gratuitos e prometem atrair o público urbano. Vídeos, livros e softwares terão preços especiais para quem visitar a Casa da Tecnologia.

Um programa para melhorar a qualidade da carne no mercado consumidor será um dos produtos da pesquisa que será lançado na Feira. Outros lançamentos também estão previstos: 3 novas plantas de sorgo, 3 cultivares de milho, 2 cultivares de arroz irrigado, 1 cultivar de uva, 3 colhedoras.

Para a criançada que visitar a Casa da Tecnologia nos dias 29 de agosto e 5 de setembro, a Embrapa promete uma surpresa.

Atrações da Exposição em 1999

SORGO BRS 800 - Planta forrageira com farta produção de forragem de alto valor nutritivo, com grande velocidade de crescimento, perfilhamento e de rebrota. É altamente tolerante à seca e a temperaturas elevadas e apresenta facilidade de manejo, com o plantio direto a partir de sementes. É ideal para alimentação de bovinos de leite e de corte e pode ser utilizado no pastejo direto, fenação, corte verde, silagem pré seca, e formação de palha.

SORGO BRS 305 - Sorgo granífero rica tanino, que reduz as perdas por ataque de pássaros e deterioração dos grãos em condições de.campo. Apresenta alta resistência à antracnose e à seca; produz grãos mais sadios e em maior quantidade (sobretudo nas condições de verão quente e úmido do Rio Grande do Sul).. Tem ainda, elevado potencial de produção.

SORGO BRS 701 - É um híbrido de porte médio altamente resistente ao acamamento, o que garante uma colheita 100% mecanizada e sem perdas no campo. A qualidade da silagem é superior à dos híbridos de porte muito alto. Sua massa verde tem alta sanidade de folhas e colmos, com 30% de panículas, 20% de folhas e 50% de colmos. Os colmos, por serem do tipo "seco", permitem uma colheita mais precoce, propiciando silagem de melhor digestibilidade, alto padrão de fermentação e, conseqüentemente, de alto valor nutritivo. A cultivar adapta-se a diferentes sistemas de produção nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil.

MILHO BRS 3150 - É um híbrido triplo de milho, desenvolvido especialmente para os produtores que investem em tecnologia. Possui porte baixo, alta produtividade e precocidade, além de ótima sanidade de grãos. Tem boa resistência ao acamamento e quebramento (garantindo colheita 100% mecanizada); bons resultados na safrinha; excelente arquitetura de plantas. É recomendado para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, com desempenho superior principalmente em altitudes superiores a 700 metros.

MILHO BRS 2160 - É um híbrido duplo, desenvolvido especialmente para a região Sul do país. Excelente opção para os produtores de grãos que investem em tecnologia, buscando melhor relação custo/benefício e maior eficiência de produção. Algumas características: porte baixo, bom potencial produtivo; ótimo empalhamento; boa sanidade de grãos; boa resistência ao acamamento e ao quebramento, garantindo uma colheita 100% mecanizada.

MILHO BRS 4150 - Variedade destinada especialmente aos pequenos produtores da região Sul. Possui boa produção de grãos, bom empalhamento e menor tendência ao acamamento e ao quebramento do colmo.

ARROZ BRS FIRMEZA – Cultivar de arroz irrigado com pouca capacidade de perfilamento, de colmos vigorosos e fortes e altura próxima a 77 centímetros. Uma de suas vantagens é ter o grão tipo agulhinha. No engenho apresenta rendimento de grãos inteiros polidos superior a 65%. É uma alternativa para semeaduras tardias, com ciclo de 115 a 125 dias.

ARROZ BRS ATLANTA– Cultivar de arroz do tipo moderno-filipino, de ciclo curto (cerca de 100 dias). Tem uma produtividade média de 6,8 mil quilos por hectare. Apresenta grão tipo agulhinha e, seu aproveitamento fica entre 58% e 65% (grãos inteiros polidos). Sua precocidade permite ao orizicultor reduzir significativamente o número de plantas do arroz vermelho.

UVA RÚBEA – É uma alternativa para, em cortes de 5 a 15%, aprimorar a qualidade do suco de uva elaborado com as cultivares Isabel e Concord. Pode também ser usada em cortes de vinhos tintos comuns de mesa. É uma cultivar que se destaca pela riqueza de sua coloração (antocianas) e por possuir sabor e aroma típicos de cultivares americanas. É vigorosa, com bom potencial produtivo (15 a 20 t/ha e é resistente às principais doenças fúngicas que atacam a videira.

SEMEADORA AUTOPROPELIDA PARA PLANTIO DIRETO - Destinada à agricultura familiar, diferencia-se das semeadoras existentes no mercado por possuir fonte de potência mecânica e sistema de transmissão para tração própria, em substituição à tração animal. A semeadora diminui o esforço dos pequenos produtores e humaniza o trabalho no campo. A máquina é equipada com duas linhas de plantio e foi projetada para a semeadura de culturas de grãos graúdos como feijão, milho e soja, podendo ser reprogramada para semeaduras de grãos miúdos.

SEMEADORA PARA PLANTIO DIRETO DE PARCELAS EXPERIMENTAIS - Destinado à pesquisa agrícola, vai estar no mercado em breve. O modelo da nova semeadora foi desenvolvida para facilitar a busca de soluções agronômicas e economicamente viáveis para a pesquisa agrícola.

SISTEMA INTELIGENTE PARA MONITORAMENTO AMBIENTAL EM SILOS AGRÍCOLAS –Equipamento que monitora variações climáticas (temperatura e umidade relativa do ar) em silos agrícolas. O equipamento possibilita controlar processos para a redução de perdas dos grãos durante o armazenamento. O sistema, que estará no mercado a partir do próximo ano, traz como novidade o uso de instrumentação inteligente.

PROAPA SUÍNOS – Programa para Avaliação Patológica no Abate de Suínos. É um sistema voltado ao incremento da produção, qualidade, saúde e performance na criação de suínos. Faz acompanhamento do abate dos suínos produzidos por uma granja e da avaliação de algumas lesões associadas a doenças econômicas que atingem diretamente a produtividade do rebanho. É um sistema voltado ao produtor que traz benefícios diretos à indústria e à assistência técnica.

LIVRO "Vale dos Vinhedos - Caracterização Geográfica da Região" – É uma obra inédita, ricamente ilustrada, que contém resultados significativos para a vitivinicultura do Rio Grande do Sul, sendo subsídio importante para o avanço na temática Denominações de Origem de Vinhos.

SEMEADORA MANUAL DE HORTALIÇAS EM UMA LINHA – Pequena máquina construída sobre chassi metálico, acoplado a um depósito cilíndrico de sementes, enxada capinadeira dianteira e roda compactadora posterior. Apresenta rendimento operacional de 0,5/homem/dia.

CARREGADOR DE BATERIAS EÓLICO – Equipamento movido pelo vento por meio de duas metades de tonel, fixadas em uma haste principal que aciona uma polia de 15 polegadas de diâmetro. A polia, por intermédio de uma correia aciona uma polia de três polegadas que é acoplada a uma terceira polia com outras 15 polegadas de diâmetro. Esta última, por meio de uma correia, aciona um alternador de corrente elétrica.

Mais informações: Assessoria de Comunicação Social Telefone: (61) 348-4113 Fax: (61) 347-4860  

Tema: A Embrapa\Expointer 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/