01/09/99 |

Curso evita descarte de sementes de soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

No Brasil, o descarte de sementes de soja por causa de baixa qualidade ou infecção por fungos pode representar um prejuízo anual de R$ 30 a 60 milhões. Com o objetivo de apresentar tecnologia adequada para identificar e corrigir os problemas de descarte de lotes de sementes de soja, a Embrapa Soja realiza, de 4 a 8 de outubro, Curso de Tetrazólio e Patologia de Sementes, em Londrina, Paraná.

O curso é dirigido a profissionais de diferentes regiões do país, nas áreas de produção, análise, extensão, ensino e pesquisa em sementes. A programação vai ser desenvolvida no auditório da instituição e nos laboratórios de pesquisa. As palestras vão abordar temas como vigor, germinação e padrão de doenças transmitidas por sementes.

Segundo o coordenador do curso e pesquisador da Embrapa Soja, Nilton Pereira da Costa, o melhor instrumento para avaliar o potencial de germinação de sementes infectadas ou não por fungos e identificar os problemas de baixa qualidade fisiológica das sementes é o Diacom – Diagnóstico Completo da Qualidade da Semente de Soja.

"O Diacom é indispensável no sistema de produção de sementes de soja de alta qualidade, pois fornece o real potencial de germinação das sementes, bem como o seu índice de vigor. Ele identifica as principais doenças das sementes de soja, que podem afetar o padrão de qualidade das plantas ao germinar e indicam sua correção", diz Costa.

A parte teórica do Curso de Tetrazólio e Patologia de Sementes vai abordar as metodologias dos testes disponíveis e informar sobre as recentes tecnologias que podem auxiliar na produção de sementes de soja, assim como avaliar sua qualidade.

Além disso, os participantes vão conhecer na prática, o que foi ministrado nas palestras. "No laboratório, o aluno vai ter acesso a informações sobre danos mecânicos, deterioração por umidade e lesões por percevejos, assim como metodologias dos testes de tetrazólio e de patologia de sementes, entre outros", enumera Costa.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro na Embrapa Soja.

Mais informações: Embrapa Soja Tel.: (43) 371-6110 Visite a home page da Embrapa Soja: http://www.cnpso.embrapa.br

 

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/