01/09/99 |

Técnicos aprendem a avaliar a giberela

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Trigo, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento (MAA), promove amanhã, neste dia 30 de setembro, em Passo Fundo-RS, treinamento sobre metodologia de amostragem para avaliação de giberela em cevada. Participam representantes das companhias cervejeiras Brahma e Antarctica e da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa), que desenvolvem pesquisas com o cereal. O evento terá início às 8h30min e encerra-se às 18h.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Trigo Maria Imaculada Lima, coordenadora do evento, a giberela é uma doença causada por fungo que afeta principalmente as espigas e deprecia os grãos, transmitindo micotoxinas e prejudicando a industrialização. "A Embrapa Trigo vem intensificado os trabalhos nessa área procurando selecionar cultivares mais resistentes visando à diminuição as perdas nas lavouras", destaca.

Durante a manhã, será realizada a parte teórica do treinamento, que tratará da importância da padronização de amostragem de espigas para avaliação da giberela em cevada e das pesquisas desenvolvidas com a cevada pela Embrapa Trigo visando a resistência a essa doença.

À tarde acontece a parte prática, com visitas aos ensaios de cevada da Embrapa Trigo, exercício prático sobre amostragem de espiga, preparo de amostras e reconhecimento de outras enfermidades em espigas. Ao final do encontro, o pesquisador José Maurício Fernandes faz uma palestra com orientações sobre análise e interpretação de resultados e estudo de probabilidade de surgimento de doenças.

Mais informações: Embrapa Trigo Jornalista Magali Savoldi - MTb 8829/RS (54) 311344, 311-6257 Notícias da Embrapa Trigo na Internet: http://www.cnpt.embrapa.br/noticias.htm

 

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/