01/09/99 |

Nova embalagem melhora comércio de tomate e pimentão

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Depois de mais de dois anos de pesquisas, a Embrapa Hortaliças, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento lança dia 21, terça-feira, em Brasília, a nova embalagem para comercialização de tomate e pimentão no varejo. Durante a apresentação será divulgado o resultado do concurso "Embrapa convida: batize esta idéia" para escolha do nome da embalagem, realizado nas Ceasas do Distrito Federal, Goiânia, Campinas, Curitiba e Belo Horizonte durante os dias 04/09 e 14/09.

A nova embalagem substitui a antiga caixa 'K', assim denominada devido ao uso original de transporte de querosene durante a Segunda Guerra Mundial e ainda hoje utilizada em todo o país para o transporte de hortaliças.

A partir da constatação de que a utilização da caixa 'K' contribui para o elevado percentual de perdas pós-colheita que atinge a comercialização de tomate e pimentão, a equipe liderada pelas pesquisadoras Rita de Fátima A. Luengo e Milza Moreira Lana (Embrapa Hortaliças) e os Eng. Agrônomos Mário Felipe Melo e Edson Nascimento (Emater-DF) desenvolveu um modelo de caixa plástica que facilita o transporte e a exposição dos frutos nos supermercados, além de protegê-los contra a ocorrência de machucados, amassamentos e sobrecargas de peso.

Segundo Rita de Fátima, "a caixa 'K' é feita de madeira, possui superfície áspera e comporta grande número de produtos, o que contribui o aparecimento de danos nos frutos. Já a nova embalagem foi desenhada anatomicamente para proteger o tomate e o pimentão".

A nova embalagem permite comportar pequeno número de camadas de produtos, possui uma superfície lisa e dispositivos de encaixe para empilhamento, não é tampada e, por dentro, tem os cantos arredondados para manter íntegra a casca do tomate e do pimentão.

Além disso, é retornável (o que reduz o custo da embalagem pois passa do produção para comercialização e vice-versa), paletizável (o que facilita a carga e descarga), higienizável, pois pode ser lavada (o que reduz a transmissão de doenças) e auto-expositiva, pois pode ir direto do campo para os supermercados. A capacidade da caixa varia de 13kg para tomate e 6,5kg no caso do pimentão, e as dimensões externas ficaram em 50 cm de comprimento, 30 cm de largura e 23 cm de altura. Durante o desenvolvimento do projeto, a nova caixa foi testada por produtores do Núcleo Rural Taquara, no Distrito Federal.

A empresa Citro Plásticos Ltda, de Itupeva, São Paulo, produzirá a nova embalagem em escala comercial.

Mais informações: Embrapa Hortaliças Liziane Guazina - Assessoria de Imprensa BR 060 Brasília/Anápolis, Km 09, Caixa Postal 219, 70359-970, Brasília – DF Fone: 0xx 61 385-9038  

Tema: Produtos Agropecuários\Hortaliças 

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