01/09/99 |

Manual de identificação de peixes do Pantanal é inédito no mercado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento lança, no dia 20 de setembro, às 19:30 horas, na Secretaria do Meio Ambiente e Turismo de Corumbá – Sematur, o livro "Peixes do Pantanal – Manual de Identificação".

O trabalho se iniciou em 1976 com os pesquisadores Keve Z. de S. de Silimon e Balzac S. Lopes, que trabalhavam no Centro de Pesquisa Ictiológicas do Pantanal Mato-Grossense - Cepipam, os quais foram responsáveis pela árdua tarefa de coleta de peixes no Pantanal. Esse material foi encaminhado ao Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, aos cuidados do Professor Heraldo Antonio Britski que se encarregou da identificação e da elaboração da chave de identificação dessas espécies.

Em 1994, a Embrapa Pantanal, dentro dos objetivos do Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai, PCBAP, contemplou as atividades necessárias à transformação dessa chave de identificação em manual de identificação, incluindo novas espécies e produzindo os desenhos e artes gráficas necessárias.

Além dos pesquisadores da extinta Cepipam, fizeram parte deste projeto o pesquisador da Embrapa Pantanal Agostinho Carlos Catella, na parte de orientação técnica iconográfica, e as ilustrações do manual foram feitas pelo artista plástico Álvaro Evandro Xavier Nunes.

O livro tem 181 páginas, onde são identificadas e apresentadas 263 espécies de peixes, com 40 desenhos coloridos e 119 a bico de pena, além de contar com um índice remissivo para ajudar nas consultas.

Mais informações: Embrapa Pantanal Jornalista: Hélio Augusto Fone: (67) 231-1430 Fax: (67) 231-1011  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/