01/09/99 |

Seminário discute uso de lodo de esgoto na agricultura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Meio Ambiente, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a Fundação André Tosello organizam nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 1999, no Auditório do Instituto Agronômico, em Campinas, SP, o II Seminário sobre Gerenciamento de Biossólidos do Mercosul.

O evento vai discutir as técnicas de tratamento, a produção, o processamento, o uso agroflorestal do lodo de esgoto ou biossólido e seus impactos no agroecossistema. Proferirão palestras profissionais da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sabesp, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Sanepar, entre outros.

Os estudos sobre o uso de lodos de esgotos na agricultura estão contemplados no projeto de pesquisa Avaliação do impacto ambiental do uso agrícola do lodo de esgoto, inicialmente previsto para o período 1999 a 2001, mas com possível prorrogação. A pesquisa com o lodo de esgoto, de acordo com Wagner Bettiol, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e coordenador do projeto e do Seminário, é feita a longo prazo, pois estudos dessa natureza devem ser realizados por pelo menos dez anos e envolver diversos estudos como os efeitos na comunidade de organismos do solo, nas propriedades físicas e químicas do solo, no desenvolvimento das plantas e na contaminação do meio ambiente por possíveis contaminantes que possam existir nos lodos, principalmente para aqueles oriundos de cidades altamente industrializadas, como São Paulo.

"Os experimentos, inicialmente com a cultura do milho, na Embrapa Meio Ambiente estão sendo feitos com lodos de esgotos gerados em Franca, SP, cidade que tem esgoto somente doméstico, e de Barueri, SP que trata os esgotos da "Grande São Paulo", região extremamente industrializada", complementa Bettiol. Ele salienta que os experimentos, que começaram em janeiro deste ano em 300 mil m² na área experimental da Unidade em Jaguariúna, SP, estão sendo conduzidos para avaliar possíveis problemas com a utilização dos lodos. "Apesar do valor agronômico do lodo de esgoto ser inquestionável, sua utilização na agricultura deve ser feita de maneira cuidadosa, de modo a não provocar danos ao ambiente, à cultura ou a quem o aplica", adverte Bettiol.

Mais informações sobre o evento poderão ser obtidas com a Comissão Organizadora pelos telefones (19) 867-8762 ou 867-8710 - Fax: (19) 867-8740 ou e-mail biossolidos2@cnpma.embrapa.br e na home-page do evento em http://www.cnpma.embrapa.br/Eventos/biossolidos/biossolidos.html.

Saiba mais sobre o assunto.  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/