01/09/99 |

Novidade: Água-de-coco sem conservantes

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A água-de-coco verde envasada sem conservantes e preservada por métodos combinados será lançada no dia 15 de setembro, quarta-feira, durante a Frutal, em Fortaleza.

O produto foi desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento, por meio da Embrapa Agroindústria Tropical. A novidade atende a uma solicitação de um grupo de produtores de coco do Ceará, mediante convênio assinado com o Sindifruta, a Finep e o Sebrae/CE.

A nova água-de-coco permite o consumo imediato já que utiliza uma técnica de resfriamento e não de congelamento. O produto não contém conservantes químicos em sua composição - o que o torna mais próximo da água-de-coco "in natura". O Engenheiro de Alimentos da Embrapa Agroindústria Tropical, Fernando Abreu, explica que "a água-de-coco desenvolvida poderá ser consumida como repositora eletrolítica de origem natural, sem riscos para asmáticos e alérgicos a conservantes rotineiramente utilizados em bebidas artificiais".

O trabalho de pesquisa consumiu um ano envolvendo ensaios de laboratório, análises sensoriais e análises microbiológicas que permitiram as correções necessários para garantir a qualidade do produto final. A próxima etapa do projeto será a implantação de uma unidade de produção experimental na Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza, para a realização da transferência da tecnologia para os patrocinadores. O produto deverá ser comercializado a partir do ano 2000.

Mais informações: Embrapa Agroindústria Tropical Pesquisador Fernando Abreu (085) 299-1832 Jornalista Franzé Ribeiro (085) 299-1907, 989-1518  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Côco 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/