01/09/99 |

Equipamento dá mais produtividade aos bananais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento leva para a Expointer/99, em Esteio, RS, um equipamento para ser utilizado pelos pequenos produtores de banana no desbaste da planta, ou seja, na extração da gema epical. Desenvolvido pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA), em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), permite aumento de rendimento de até 75% sobre os métodos convencionais de poda das plantações, com eficiência na extração de 100%.

A ferramenta garante agilidade e segurança ao trabalho nos plantios comerciais, onde o primeiro desbaste é feito entre os quatro e oito meses de vida da planta, e depois a cada dois meses. Muito útil no manejo da banana, evita a concorrência entre as plantas. O equipamento atua no miolo das novas mudas, retirando sua gema apical sem atingir a estrutura de raízes de bananeira. Deve ser usada, preferencialmente, nas mudas de porte médio e pequeno, conhecidas popularmente como "chifre" e "chifrinho".

O equipamento pode ser feito em serralherias, custa em torno de R$ 20 e está em exposição na Casa de Tecnologias, na Expointer.

Mais informações: Embrapa Mandioca e Fruticultura Jornalista Dalmo Oliveira (75) 721-2120  

Tema: A Embrapa\Expointer 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/