01/09/99 |

Equipamento melhora culturas em várzeas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, vai apresentar na Expointer/99, tecnologia que mede a taxa de difusão de oxigênio (TDO) e Potencial Redox (PR) do solo. O equipamento pode acabar com uma das principais dificuldades para cultivo do feijão, milho e do trigo em solos de várzea: o excesso de água, comum nessas áreas. Grandes quantidades de água nas raízes das plantas reduzem o oxigênio, afetando a produtividade e causando a morte das plantas.

O equipamento traz benefícios à agricultura porque possibilita aos produtores o conhecimento da taxa ideal de oxigênio, essencial no desenvolvimento das plantas. Com isso pode evitar que a cultura morra ou tenha sua produtividade afetada, além do agricultor ganhar tempo com informações mais precisas.

A tecnologia pode ser utilizada tanto em laboratório quanto no campo. O sistema é uma versão mais avançada do que já existe no mercado. Nesse modelo foi feita a substituição do sistema analógico de leitura por um digital, com as duas leituras (TDO e Redox), apresentadas em mostrador de cristal líquido.

Mais informações: Embrapa Instrumentação Agropecuária Jornalista Joanir Silva (16) 274-2477  

Tema: A Embrapa\Expointer 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/