01/10/99 |

Dia de Campo na TV explica uso de dejetos suínos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, e de outras instituições de pesquisa vão explicar no dia 28 de outubro, das 15h às 16h, o uso correto dos dejetos suínos no programa de transferência de tecnologia Dia de Campo na TV. Como possuem um alto poder poluente, os dejetos se transformaram num dos principais problemas enfrentados pelos produtores nas regiões que concentram a criação de suínos.

Hoje existem vários métodos para aproveitar os dejetos suínos. Um dos mais eficazes foi desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves e oferece ao produtor dois ganhos. O primeiro é a produção de um adubo orgânico de boa qualidade a partir do uso do dejeto que antes era considerado um problema na propriedade. E o segundo é a melhoria da qualidade de vida proporcionada pela maior proteção ao meio ambiente.

O sistema desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves consiste numa série de processos em seqüência, começando pela separação de fases. A fase mais sólida é armazenada para estabilização e utilização como fertilizante nas lavouras. A parte líquida é tratada para remoção da carga carbonácea e poluentes através de lagoas naturais (anaeróbicas) facultativas e aguapé. O sistema tem um custo aproximado de R$ 150,00 por matriz instalada e se adapta a qualquer região do país.

O Dia de Campo na TV também vai abordar o uso alternativo dos dejetos. Os pesquisadores vão responder de que forma o dejeto suíno pode ser utilizado na alimentação de bovinos, peixes e outros animais. O controle dos problemas gerados pelo dejeto, como a infestação do mosquito borrachudo e a contaminação da água por coliformes fecais, será outro assunto presente no programa.

Como sintonizar

O programa será transmitido diretamente do estúdio da Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia em Brasília. Para assistir ao programa, é preciso sintonizar a antena parabólica no transponder 12B2, banda C, freqüência 4190, polarização vertical, no caso de antenas profissionais, ou banda L, freqüência 960, polarização vertical, no caso de antenas domésticas. As perguntas aos pesquisadores podem ser feitas pelo telefone 0800 610 505 (ligação gratuita), fax (61) 273-8949, ou pelo e-mail diacampo@spi.embrapa.br.

Mais informações: Embrapa Suínos e Aves Tel.: (49) 442-8555 Visite a home page da Embrapa Suínos e Aves: http://www.cnpsa.embrapa.br

 

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/