01/10/99 |

Testada soja específica para o consumo humano

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Soja (Londrina-PR), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, acaba de assinar uma carta de entendimento para cooperação técnica e financeira com a Gama – Comercial Importadora e Exportadora Ltda, empresa de Londrina, PR. O objetivo é testar linhagens (plantas com características fixas) de soja produzidas num sistema de cultivo orgânico e destinadas ao consumo humano.

"É uma iniciativa pioneira da Embrapa Soja no desenvolvimento de linhagens de soja cultivadas em sistema orgânico e com características específicas para o consumo humano", explica o chefe geral da Embrapa Soja, Caio Vidor.

Para Vidor o acordo é uma forma de consolidar a proposta da Embrapa Soja de incentivo à produção de soja como alimento humano. "Buscamos perspectivas de utilização dessas cultivares em sistemas de agricultura familiar, normalmente beneficiada pelo uso de resíduos orgânicos e baixo consumo de agrotóxicos", diz.

Os experimentos vão ser realizados, a partir de novembro, com material genético melhorado em suas características para atender o consumo humano. A Embrapa Soja vai realizar o acompanhamento técnico periódico dos ensaios que serão instalados nos municípios paranaenses de Capanema, Palmas e Ponta Grossa e em Campos Novos, SC.

A Gama fica responsável pela instalação e a colheita desses ensaios, em que serão avaliados produtividade e características desejáveis de consumo. Os técnicos da empresa estão passando por treinamento na Embrapa Soja e todos os custos de instalação e acompanhamento vão ser financiados pela Gama.

A empresa exporta o grão de soja geneticamente não-modificado e com características próprias para o consumo humano para países da Europa, América Central e Estados Unidos. "Essa parceria representa uma grande conquista, porque até então era difícil conseguir materiais adequados para atender nossos clientes no Brasil e no exterior", afirma o diretor comercial da Gama, Martin Gardemann.

Segundo ele, o Brasil não tem variedades de soja apropriadas para atender às exigências do Japão, por exemplo, que tem tradição no consumo de soja na alimentação. "Por isso é importante que a Embrapa desenvolva esses materiais genéticos", defende. "Assim, poderemos ampliar a participação brasileira nesse e em outros mercados, inclusive, incentivando o consumo no Brasil ".

O programa de melhoramento genético

Na última safra, o Brasil produziu 31 milhões de toneladas de soja e grande parte foi destinada à industria de óleo. No entanto, o uso direto da soja e de seus derivados na alimentação ainda não foi incorporado à mesa do brasileiro. A aceitação limitada da soja é atribuída a características inadequadas das cultivares produzidas no Brasil.

Por isso, desde 85, a Embrapa Soja vem desenvolvendo um programa de melhoramento genético para a obtenção de cultivares de soja mais adequadas ao consumo humano. O resultado disso é o desenvolvimento de linhagens avançadas, que começam a passar agora por testes de rendimento e adaptação ao ambiente, tanto em sistema convencional quanto no sistema orgânico.

O trabalho busca desenvolver características como melhor sabor, alto teor de proteína, redução de fatores antinutricionais e melhoria dos aspectos físicos dos grãos, tais como tamanho e hilo claro - o que não provoca escurecimento do produto quando processado.

"Nas combinações de cruzamentos genéticos também são observados produtividade e resistência às doenças mais importantes e adaptação para cultivo nas regiões produtoras de soja", diz a pesquisadora da Embrapa Soja, Mercedes Concórdia Carrão Panizzi. Segundo ela, o objetivo principal desse projeto é estabelecer uma estratégia de avaliação de linhagens específicas para a alimentação humana e resistentes a insetos, produzidas num sistema de cultivo orgânico.

Mais informações: Embrapa Soja Tel.: (43) 371- 6061 Visite a home page da Embrapa Soja: http://www.cnpso.embrapa.br

 

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/