01/10/99 |

Em debate o plantio do girassol no Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A "Importância do girassol na agricultura e perspectivas para o Mercosul" é o tema da palestra de abertura da XIII Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol e do I Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol. O assunto vai ser ministrado pelo pesquisador argentino Abelardo de La Veja, da empresa Advanta Semillas. Os eventos sobre girassol vão ser realizados no Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara nos dias 6 e 7 de outubro, em Itumbiara, (GO). Entre as oleaginosas cultivadas no mundo, o girassol ocupa a quinta posição em área plantada: são 23 milhões de hectares. O interesse do produtor brasileiro pelo girassol cresce a cada ano. Na última safra foram plantados 82 mil hectares e a expectativa da Embrapa Soja, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, que há 10 anos coordena um Programa de Girassol, é que este número dobre na safra do ano 2000.

Segundo o presidente da Reunião e do Simpósio, Marcelo Fernandes de Oliveira, da Embrapa Soja, o mercado no Brasil está mais que aquecido, porque a procura por óleo de girassol cresce 13 % ao ano. Os fabricantes de óleo compram todo o produto nacional e ainda importam da Argentina, o equivalente a 78 mil toneladas de óleo.

"A Embrapa Soja pretende garantir suporte tecnológico aos produtores e propor alternativas para o desenvolvimento da cultura no Brasil. Nosso objetivo com estes eventos é oferecer o maior número de informações possíveis para incrementar a produção e estimular ainda mais o mercado de girassol no Brasil", revela Fernandes.

Não só o mercado de óleo está crescendo no Brasil, mas também "O uso do girassol na alimentação animal", tema que será debatido em um painel durante o Simpósio Nacional de Girassol. "A silagem de girassol tem 30% a mais de proteína que a silagem de milho, o que reduz o custo com a compra de concentrado (ração)", explica o moderador do painel, Osvaldo Vasconcellos Vieira, da Embrapa Soja. "Por ser um alimento bastante energético, a silagem melhora a produção de leite e de carne bovina".

Além de palestras e painéis, serão apresentados trabalhos técnicos na sessão poster. A programação inclui também a realização de uma mesa redonda para debater as estratégias das empresas públicas e privada, diante do crescimento da área cultivada no Brasil. Os dois eventos sobre girassol devem reunir cerca de 200 pessoas, entre profissionais da pesquisa, assistência técnica, extensão rural e produtores.

A realização é da Embrapa Soja, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, com co-promoção da Caramuru Óleos Vegetais e do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ULBRA).

Mais informações: Fone (43) 371-6061 Em 6 e 7 de outubro o telefone para contato é o (62) 431.8239 Jornalista Lebna Landgraf - MTb - 2903 Fone: (43) 371- 6061 Visite a home page da Embrapa Soja: http://www.cnpso.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/