01/10/99 |

Renapet discute potencial produtivo do trigo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A palestra "Potencial produtivo de trigo e outros cereais de inverno", apresentada pelo representante do Centro Internacional de Melhoramento de Trigo e Milho do México (CIMMYT), Man Mohan Kohli, abriu o segundo dia da 18ª Reunião Nacional de Pesquisa de Trigo (Renapet). O evento, que começou no dia 25 de outubro, é promovido pela Embrapa Trigo – empresa vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento (MAA) e encerra-se no dia 28 de outubro.

Kohli falou sobre o desafio de produzir alimentos para a crescente população do planeta. "Teremos que aumentar a produtividade média de cereais dos atuais 2,8 toneladas por hectare para cerca de 4 toneladas por hectare até 2025", destacou. Além do rendimento maior, o pesquisador também frisou a necessidade de aumentar a quantidade de biomassa. Os dois fatores necessários para aumentar a produção, enumerados pelo palestrante, são mecanização e preço. "Para o aumento efetivo da produtividade, temos ainda que trabalhar uma maior eficiência na absorção de nutrientes e maior resistência a doenças, além de garantir riscos mínimos ao meio ambiente", completou.

O painel "Elevar o potencial produtivo de trigo: mito ou realidade?", foi apresentado pelos pesquisadores Osmar Rodrigues, da Embrapa Trigo; Marcos Valentini, da Fundação ABC, de Castro (PR) e José Ruedel, da Fundacep Fecotrigo, de Cruz Alta (RS). Rodrigues tratou das caracterísitcas ecofisiológicas associadas à produção. Ele destacou que os programas de melhoramento genético de trigo no Brasil conseguiram um aumento de 30,3 quilos por hectare ao ano, índice maior que o registrado nos Estados Unidos (16,3) e no Canadá (14,8) e menor que o do México (58,4). "Temos potencial para produzir mais de 4 toneladas por hectare", comentou.

Valentini falou sobre os fatores que limitam a produção de trigo no Paraná e Ruedel destacou um programa de integração entre as culturas de trigo, milho e soja, entre outras culturas intercalares, diminuindo o custo operacional da lavoura e os riscos. "O trigo é competitivo no Rio Grande do Sul e o aumento na área plantada com esse cereal geraria mais empregos e movimentaria a economia", frisou. Para a retomada do plantio, Ruedel afirmou que serão necessárias medidas políticas, como criação de seguro agrícola específico e a compensação dos altos subsídios oferecidos em países do primeiro mundo. "Além disso, as medidas técnicas recomendadas seriam rotação de culturas, reestruturação do solo e incremento no uso de insumos provenientes da propriedade, além da criação de cultivares mais adaptadas", concluiu.

O painel "Qualidade industrial – exigência de mercado" foi discutido por Luiz Sebastião Bronzati, da Coamo, de Campo Mourão (PR) e Jairo Faccio, da JF Corretora de Cereais, de Casca (RS). Bronzati palestrou sobre as demandas do setor produtivo para sua adaptação aos padrões da qualidade industrial e Faccio falou sobre o mercado brasileiro de trigo e exigências da qualidade industrial.

No final da tarde, foram apresentados os pôsteres nas áreas de Agrometeorologia, Difusão, Economia, Fisiologia, Informática, Solos e Sistemas de produção.

Plantas transgênicas são debatidas na 18ª Renapet (27/10/99)

Programação:

27 de outubro

Painel: Novas biotecnologias de cereais de inverno

8h30min – A biologia molecular na óptica do melhorista de plantas Joaquim Machado – Novartis – São Paulo, SP

9h15min – Perspectiva da transgênese para trigo Elíbio Rech – Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia – Brasília, DF

10h – Intervalo

10h15min – Palestra: O emprego de novas técnicas moleculares no melhoramento de trigo Alessandro Pellegrineschi – CIMMYT, México

11h – Debates

14h – Apresentação de pôsteres – Áreas: entomologia, fitopatologia e plantas daninhas

16h – Visita ao campo e laboratórios da Embrapa Trigo

28 de outubro

Painel: Doenças em plantio direto

8h30min – Biologia molecular dos genes de defesa em cereais de inverno Loreta Brandão de Freitas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre, RS

9h – Doenças de cereais de inverno no sistema plantio direto José Maurício Cunha Fernandes – Embrapa Trigo – Passo Fundo, RS

9h30min – Debates

10h – Intervalo

10h15min – Palestra: O estado da arte no controle da fusariose Brian Steffenson – North Dakota State University – Fargo, Estados Unidos

11h – Palestra: Trigo e biotecnologia: uma união oportuna? J. C. Zadoks – Wagenningen, Holanda

11h45min - Encerramento

Mais informações: Embrapa Trigo Tel.: (54) 311 3444 Visite a home page da Embrapa Trigo: http://www.cnpt.embrapa.br

 

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Trigo 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/