01/10/99 |

EUA adotam tecnologia brasileira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Fazendeiros de Dakota do Norte, nos Estados Unidos, que estão plantando soja pela primeira vez, adotaram uma tecnologia desenvolvida, no início da década de 90, pela Embrapa Soja e Embrapa Cerrados, vinculadas ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, com o objetivo de aumentar a produção e preservar o meio ambiente.

A tecnologia consiste na inoculação de trigo com rizóbio na safra anterior ao plantio de soja. Rizóbio é a bactéria que faz a fixação de nitrogênio em nódulos nas raízes da soja. "Essa técnica ajuda a aumentar a população de rizóbio no solo, favorecendo a cultura da soja cultivada em áreas de primeiro ano. Com a ocorrência da nodulação e fixação de nitrogênio em níveis adequados, é possível evitar o uso do adubo nitrogenado", explica o pesquisador da Embrapa Soja, Lineu Domit, que desenvolveu tese de mestrado nesta área.

Ao não utilizar o adubo nitrogenado o produtor consegue reduzir o custo de produção das lavouras e ainda preservar o ambiente da poluição química. "Só para se ter uma idéia, o processo de inoculação evita a aplicação de 200 Kg/ha de adubo nitrogenado todos os anos", explica o pesquisador de microbiologia do solo, Alexandre Cattelan, da Embrapa Soja.

Segundo ele, os produtores americanos que estavam introduzindo a soja em suas terras perceberam que a planta não estava fixando bem o nitrogênio e recorreram aos pesquisadores da Universidade Estadual de Dakota do Norte. "O professor de ciências do solo da Universidade, Jay Goos, sem ter uma resposta para o problema fez uma revisão da literatura mundial e descobriu os trabalhos de pesquisa realizados no Brasil. A Embrapa Soja já tinha indicado esta tecnologia para os produtores do cerrado, em áreas de primeiro plantio, com bons resultados. Assim começamos os primeiros contatos com a universidade americana", explica Cattelan.

Orientados pelo pesquisador brasileiro, os americanos fizeram testes em casas de vegetação e a campo para testar a tecnologia, sob suas condições. O teste consistiu em plantar áreas com trigo de primavera inoculado com rizóbio e também fazer o plantio em áreas sem inoculação e, na safra de verão introduzir a soja.

"Nas áreas que inoculamos o trigo conseguimos estabelecer nove mil células de rizóbio por grama de solo e nas áreas onde não houve inoculação, o nível de rizóbio foi apenas de 100 células por grama", disse o professor Jay Goos, em entrevista à Assessoria de Comunicação da Universidade de Dakota do Norte. "O resultado foi tão bom que vamos testar a inoculação em alfafa e outras leguminosas".

Mais informações: Embrapa Soja Tel.: (043) 371- 6061 Visite a home page da Embrapa Soja: http://www.cnpso.embrapa.br

 

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/