01/10/99 |

Pesquisadores recebem título post-mortem de "Cidadão Honorário" de Brasília

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou, no dia 18 de outubro, pela manhã, uma sessão solene no Auditório da Embrapa, quando foi conferido aos pesquisadores Dalmo Giacometti e Roberto de Assis de Bem o título de cidadão honorário de Brasília post-mortem pelos trabalhos desenvolvidos na área de biotecnologia.

A solenidade foi proposição do Deputado Distrital Wasny de Roure, que entregou o título às esposas dos pesquisadores. O evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas. O Diretor-Presidente da Embrapa, Alberto Portugal, ressaltou que "Dalmo e Roberto De Bem aliaram competência técnica, criatividade e amor ao que faziam, tendo deixado a mensagem de que o desenvolvimento técnico e científico é um dos grandes caminhos dessa nação".

O pesquisador Roberto de Bem tinha como lema que o "lixo de hoje, será a mina de ouro do futuro". Com este pensamento criou o "Clube da Semente", em 1989, e o Banco Brasileiro de Germoplasma Animal, em 1995. Seu objetivo era preservar espécies em extinção. Atualmente são 180 mil amostras entre plantas, animais e microorganismos, que constam do acervo do banco. De Bem possuía pós-doutorado na França, tendo sido um dos responsáveis pelo nascimento dos primeiros "bezerros de proveta" do Brasil, resultantes de fecundação in vitro.

O pesquisador Dalmo Giacometti, possuía doutorado em fruticultura, tendo chefiado a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia de 1976 a 1985. Como pesquisador, teve destaque em trabalhos de curadoria de fruteiras e na introdução de germoplasma para o Brasil, pois conhecia profundamente os centros de origem e de diversificação de material genético em todo o mundo.

Mais informações: Embrapa Assessoria de Comunicação Social Tel.: (61) 348-4247  

Tema: A Embrapa\Gente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/