01/11/99 |

Trigo e importação são alternativas para a falta de milho

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

As agroindústrias de produtores de frangos de Santa Catarina devem optar pela importação ou pelo trigo para suprir a falta de milho no mercado. Essas duas alternativas foram apresentadas durante o 1º Simpósio Internacional sobre Nutrição de Aves, aberto hoje na Embrapa Suínos e Aves de Concórdia, SC, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Os pesquisadores, técnicos e produtores que estão participando do evento também discutiram estratégias para diminuir o gasto com ração, que representa 70% dos custos da avicultura.

Parte dos produtores de frangos já está comprando trigo para misturar nas rações servidas aos animais. O uso do trigo foi ratificado pelos pesquisadores Roy Fawcett e Merryl Webster, da Escola de Agricultura da Escócia. "No Reino Unido e na Itália, por exemplo, é usado somente o trigo na alimentação de frangos. Caso o nutricionista saiba formular corretamente a ração, não existem perdas explicou Merryl Webster, que elogiou a qualidade do frango brasileiro. "Os consumidores ingleses apreciam o frango do Brasil", revelou.

Para o vice-presidente da Acav (Associação Catarinense de Avicultura), Gilberto Vasconcellos, a pesquisa a respeito da ração servida aos animais é crucial para o progresso do setor. "O simpósio nos mostrou que, apesar do nosso desenvolvimento, ainda podemos progredir e aumentar a competitividade do frango brasileiro". Vasconcellos é a favor da importação de milho. "Os preços internacionais são semelhantes ao determinado pelo governo, que fica em torno de R$ 12,00 a saca".

Os palestrantes do simpósio evitaram revelar conclusões definitivas sobre as plantas transgênicas. "É preciso muito cuidado a respeito deste assunto. O que tenho certeza é que as pesquisas devem continuar", disse Paulo Rosa, da Embrapa Suínos e Aves. Segundo o pesquisador Gustavo Lima, também da Embrapa Suínos e Aves, a ameaça constante da falta de milho e a insegurança proporcionada pelos transgênicos podem ser superadas pelo desenvolvimento de grãos de valor agregado. Ou seja, um quilo do milho de valor agregado valerá mais que um quilo do milho normal. "Antes de produzir mais, nós precisamos produzir melhor", sentenciou Gustavo.

Mais informações: Embrapa Suínos e Aves Tel.: (49) 442-8555 Visite a home page da Embrapa Suínos e Aves: http://www.cnpsa.embrapa.br

 

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Trigo 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/