01/11/99 |

Especialistas latino-americanos debatem segurança alimentar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Evento internacional sobre segurança alimentar promovido pela Embrapa reuniu mais de 600 pessoas no Parlamundi, em Brasília.

Contanto com a presença do Vice-Presidente da República, Marco Maciel, entre outras autoridades, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia realizou, de 21 a 26 de novembro, o II Simpósio de Recursos Genéticos para a América Latina e Caribe – Sirgealc.

O evento debateu a conservação e o uso dos recursos genéticos vegetais, animais e de microorganismos. Sua programação elaborada para refletir o tema "Recursos Genéticos: Segurança alimentar para o 3º Milênio", a fim de chamar a atenção das autoridades dos 37 países da América Latina e do Caribe para a importância dos Recursos Genéticos e a necessidade de mais investimentos para a sua conservação.

Os recursos genéticos compreendem a diversidade de todo o material genético das variedades primitivas ou tradicionais, e das mais modernas, além dos parentes silvestres das espécies cultivadas ou linhagens primitivas que podem ser usadas no presente ou no futuro para a alimentação, agricultura e outros fins. A continuação da vida humana no planeta depende dos recursos genéticos. Portanto, a sua conservação e o estudo dos genes neles contidos são estratégicos para satisfazer às crescentes demandas alimentares da população mundial.

A América Latina e o Caribe têm fornecido para o mundo espécies vegetais que hoje são vitais para a humanidade, como o milho, o feijão, o tomate, a batata, a batata doce e dezenas de frutas, palmeiras, flores e plantas ornamentais ou de uso industrial de interesse econômico. Acrescenta-se ainda os recursos genéticos de espécies animais e de microrganismos de grande potencial como a capivara, a lhama, o guanaco, aves diversas e uma infinidade de microrganismos, como fungos e bactérias, que devem ser preservados e estudados.

O Brasil, embora seja o país detentor da maior biodiversidade do mundo (cerca de 20%), tem metade de sua energia alimentar baseada em três espécies vindas do exterior: arroz, trigo e milho. A mandioca, que é originária do Brasil, contribui com apenas 7% da alimentação dos brasileiros e é o principal alimento para 200 milhões de africanos, em 31 países. Os principais recursos genéticos vegetais originários do Brasil são o amendoim, o cacau, a seringueira, a castanha do Brasil, o caju, o abacaxi, entre outros.

Mais informações sobre o Simpósio podem ser obtidas na Home Page da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, http://www.cenargen.embrapa.br/sirgealc ou através do e-mail sirgealc@cenargen.embrapa.br.

Mais informações: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Tel.: (61) 348-4769 Visite a home page da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia: http://www.cenargen.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/