01/12/99 |

Assentados pelo INCRA terão treinamento na Bahia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os Ministérios da Reforma Agrária e da Agricultura e do Abastecimento, através do INCRA e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizam entre os dias 13 a 18 uma semana de capacitação para 38 líderes rurais de assentamentos no Estado da Bahia. Além dos agricultores, 58 técnicos que lidam diretamente com os assentamentos da reforma agrária no Estado também serão treinados.

Os treinamentos fazem parte do Projeto Lumiar e foram iniciados em 20 de novembro. "Numa primeira etapa o Lumiar vai atingir cerca de 500 técnicos e agricultores assentados em todo o Brasil", informa o presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal. Os cursos estão sendo realizados em Propriá (SE), Petrolina (PE), Campina Grande (PB), Iparana (CE) e Teresina (PI).

Na Bahia, o treinamento acontece na sede da Embrapa Mandioca e Fruticultura e vai abordar as culturas da banana, da mandioca, do feijão, do milho, do abacaxi e do coco. "Estamos mobilizando pesquisadores daqui e de outras Unidades da empresa para repassar informações atualizadas sobre manejo das culturas, variedades mais promissoras, produção de mudas, fitossanidade e usos na alimentação humana e animal, especificamente para o caso da mandioca", detalha Fernando Urbano Matsuura, gerente da Área de Negócios Tecnológicos da Embrapa na Bahia.

O programa vai promover ainda este ano 16 cursos de um total de mais de 50 que serão realizados em todo Nordeste. A Embrapa e o INCRA pretendem com o projeto capacitar 2 mil técnicos e lideranças que trabalham com agricultores assentados.

No Nordeste serão beneficiadas mais de 40 mil famílias de agricultores. Para Alberto Duque Portugal, o "convênio busca principalmente transferir técnicas para a melhoria do nível de produção das comunidades e também servir de apoio à ações comunitárias e incentivo à organização de agricultores".

As demandas de treinamentos foram identificadas em seminários realizados nas cinco regiões do País. No Nordeste, entre os produtos que merecem destaque estão o abacaxi, banana, coco, feijão caupi, milho, citros, além de cursos sobre caprinos e ovinos. A coordenação geral do evento, que terá início na próxima semana, está a cargo do pesquisador Joselito Motta gerente de comunicação empresarial da unidade e de Yse Vinhaes da Área de Capacitação do INCRA (BA).

Mais informações: Embrapa Mandioca e Fruticultura Telefone: (75) 721.2120 - Ramal 215 Fax: (75) 721.1118 Conheça a homepage da Embrapa Mandioca e Fruticultura http://www.cnpmf.embrapa.br/jornal.html  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/