01/02/00 |

Projeto monitora degradação na Bacia do Taquari

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Solos ((Rio de Janeiro-RJ), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento vai desenvolver o projeto SOS Taquari, sistema de suporte à decisão para a gestão ambiental dos municípios da Bacia do Alto Taquari (BAT), situados no Mato Grosso do Sul. O Sistema terá a finalidade de priorizar áreas críticas e sugerir às autoridades municipais, estaduais e federais medidas reparadoras ou preventivas dos impactos ambientais gerados por atividades agropecuárias na BAT.

A Bacia do Alto Taquari está localizada na região Centro Oeste do Brasil abrangendo uma área de 65.023 quilômetros quadrados, sendo a maior responsável pelo fornecimento de água para o Pantanal. Seu constituinte principal, o rio Taquari, tem 787 quilômetros de extensão. Ele nasce no Mato Grosso, no município do Alto Taquari, a uma altitude de 860 metros e, após percorrer aproximadamente 40 quilômetros naquele Estado, chega a Mato Grosso do Sul. Em seu curso percorre os municípios de Alcinópolis, Pedro Gomes e Coxim para, em seguida, no baixo curso, adentrar no Pantanal, no município de Corumbá.

A região da BAT estudada pela Embrapa Solos, compreende os seguintes municípios: Alto Taquari, Alcinópolis, Costa Rica, Coxim, Pedro Gomes, Rio Verde do Mato Grosso, Camapuã e São Gabriel do Oeste, totalizando 29.000 km2, todos com fortes evidências de degradação ambiental e com reflexos no Pantanal.

Os maiores impactos ambientais advindos das atividades agrícolas são a degradação dos recursos naturais como solo, água, vegetação e diminuição da fauna terrestre e aquática, devido a destruição da vegetação original, pastagens mal manejadas e uso indiscriminado de agroquímicos e pesticidas.

A expansão agrícola atingiu, na década de 80, as áreas limítrofes ou de entorno da bacia hidrográfica do rio Paraguai, onde está o Pantanal. São áreas estratégicas do ponto de vista ambiental, visto que nelas se encontram as nascentes dos principais rios que formam o Pantanal.

O Projeto SOS Taquari vai desenvolver um sistema que permitirá a avaliação e o monitoramento dos impactos ambientais causados por atividades agropecuárias na BAT, principalmente os resultantes de processos erosivos e do uso indiscriminado de pesticidas.

A Embrapa Solos vai trabalhar em conjunto com a Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Pantanal, Universidade Católica de Brasília, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Empaer) e o Consórcio das prefeituras da BAT (COINTA). Também apoiam o SOS Taquari a Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Gado de Corte e o Departamento de Toxicologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP.

Mais informações: Jorn Carlos Dias - MTb 20.395/RJ Tel. (21) 274-4999 R-278 Fax: (21) 274-5291 E-mail: carlos@cnps.embrapa.br  

Tema: Ecossistema\Pantanal 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/