01/02/00 |

Girassol é a opção para a safrinha

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Produtores do Centro-Oeste brasileiro iniciaram em fevereiro o plantio do girassol no País. A previsão para este ano é que a área cultivada chegue a 100 mil hectares, um aumento de 19% em relação a safra 98/99. A melhor tolerância à seca do que o milho ou o sorgo, a baixa incidência de pragas e doenças, além dos benefícios que o girassol proporciona às culturas subsequentes são alguns dos fatores que vêm conquistando os produtores.

Em áreas onde se fez rotação de culturas com o girassol, observou-se um aumento de produtividade de 10% nas lavouras de soja e entre 15 e 20% nas de milho. "O girassol melhora a qualidade do solo porque sua raiz profunda traz os nutrientes para a superfície", explica Marcelo de Oliveira, pesquisador da Embrapa Soja (Londrina-PR), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

Para atender o crescente mercado interno, as indústrias compraram praticamente toda a produção brasileira e ainda importaram 86 mil toneladas do grão da Argentina, na safra 98/99. O preço da saca de 60 kg de girassol para a safra 2000 está variando entre U$9 e U$ 9,5.

Outra utilização do girassol que tem despertado o interesse dos agricultores é a silagem para alimentação de bovinos. A implantação deste tipo de lavoura é semelhante a do milho e segue a indicação de plantio das lavouras destinadas à produção do grão. A grande vantagem é que o custo de produção fica de 20% a 30% mais baixo, além de apresentar 30% a mais de proteína.

O plantio do girassol deve obedecer alguns critérios para que o desenvolvimento da cultura alcance bons resultados. O pH do solo deve estar acima de 5,2 CaCl2 (cloreto de cálcio), o que equivale aproximadamente a pH de 5,8 em água. Outro fator importante é a ausência de camada compactada do solo que possibilita o desenvolvimento do sistema radicular e facilita o estabelecimento da cultura. Estes fatores são importantes para se alcançar produtividades acima de 1500kg/ha.

Os agricultores que pretendem utilizar o girassol na rotação de culturas precisam estar atentos à época de plantio indicada para sua região. No Cerrado, o prazo vai até o fim de fevereiro; São Paulo semeia entre fevereiro e março. De meados de julho ao final de agosto indica-se o plantio para o Rio Grande do Sul. A recomendação para o Paraná é que se plante entre o início de agosto e meados de outubro.

Carina Gomes - MTb-3914/PR Embrapa Soja (Londrina/PR) Fone: (43) 371-6067 Email: carina@cnpso.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/