01/02/00 |

Amostras de soja apreendidas no RS não são transgênicas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foi negativo o resultado do teste de DNA realizado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, em 291 das 312 amostras de folhas de soja supostamente transgênicas coletadas em dezenas de lavouras comerciais do Rio Grande do Sul, no ano passado, pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

O resultado foi divulgado no dia 25 de fevereiro, à tarde, pela Embrapa. A análise consistiu em procurar, no DNA extraído de amostras, evidências da presença do gene "cp4epsps", que caracteriza a soja transgênica resistente ao herbicida glifosato. As 291 amostras foram examinadas pelo método PCR que, por sua sensibilidade, é o mais utilizado no mundo para análises dessa natureza.

"Até o momento, não foi identificada nenhuma amostra de DNA contendo o gene "cp4epsps", utilizando-se todos os controles positivos e negativos indicados", informa o resultado da análise. "Partindo-se do pressuposto que as amostras representam fielmente as lavouras comerciais de onde foram coletadas, os resultados indicam que tais plantações não possuem soja transgênica tolerante ao glifosato", assegura a Embrapa.

Mais informações: Ministério da Agricultura e do Abastecimento Assessoria de Comunicação Social - Divisão de Imprensa Fones (61) 218.2203/22.04/22.05 - Fax: 322.880 Email: acsgm@agricultura.gov.br  

Tema: Atividades Temáticas\Biotecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/