01/03/00 |

FHC explica campanha da semente para pequenos produtores rurais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou, no dia 21 de março, no programa de rádio "Palavra do Presidente", que a campanha do Ministério da Agricultura para melhorar a produtividade e a qualidade do milho e do feijão nas pequenas comunidades rurais beneficiou, na primeira fase, que começou em setembro de 1999, mais de cinco mil comunidades com 160 mil produtores. Fernando Henrique lembrou que a Embrapa está atuando para melhorar a qualidade da semente e explicou que a empresa envia às pequenas comunidades um kit contendo 10 quilos de feijão ou de milho, além de uma fita de vídeo e de uma cartilha sobre técnicas de produção e beneficiamento das sementes. Neste ano, a meta "é levar sementes de milho e feijão de qualidade a 15 mil comunidades rurais, beneficiando 500 mil produtores", disse Fernando Henrique.

A seguir, a íntegra da "Palavra do Presidente", informa a Agência Brasil:

"Hoje eu tenho notícias para o produtor rural. Quero apresentar os resultados de uma campanha que o Ministério da Agricultura está realizando para melhorar a produtividade e a qualidade do milho e do feijão nas pequenas comunidades rurais. Uma campanha de distribuição de sementes pelo correio. Na primeira fase, que começou em setembro do ano passado, mais de 5 mil comunidades, com 160 mil produtores, foram beneficiadas.

Os produtores que vivem nas pequenas comunidades rurais não têm acesso às novas técnicas e nem ao mercado de sementes. Os agricultores, ao final da colheita de feijão e de milho, costumam selecionar alguns grãos para guardar no paiol e usar como semente no ano seguinte.

Mas essa semente não é de boa qualidade. Todo o trabalho, que vai do preparo do solo à colheita, termina apresentando baixa produtividade. O que estamos fazendo através da Embrapa é uma grande melhora na qualidade da semente. E isto é muito importante para o nosso país.

Precisamos de novas tecnologias e o trabalho da Embrapa é motivo de orgulho para os brasileiros. A carne e o frango que você consome na cidade são baratos hoje porque o milho que alimenta o gado e o frango é mais nutritivo e também mais barato, graças à tecnologia desenvolvida pela Embrapa.

A Embrapa, que está sempre desenvolvendo novas variedades, garante, mais uma vez, sementes de milho e feijão de qualidade. Em parceria com a Empresa de Correios e Telégrafos, a Embrapa envia às pequenas comunidades rurais um kit contendo 10 kg de feijão ou de milho, uma fita de vídeo, uma cartilha sobre as técnicas de produção e de beneficiamento das sementes e outra sobre o uso do milho.

Se você é pequeno produtor, reúna as outras famílias aí da sua comunidade e consiga um técnico, que pode ser da prefeitura, da cooperativa ou do sindicato e se inscreva na campanha. A Embrapa exige acompanhamento de um técnico.

Os pequenos produtores precisam ter acesso às novas tecnologias e às boas sementes. Nossa meta este ano é levar sementes de milho e feijão de qualidade a 15 mil comunidades rurais, beneficiando 500 mil produtores. Queremos dar a eles condições de competir no mercado, de melhorar sua produção e sua renda. E queremos colocar o Brasil na linha de frente no domínio das novas tecnologias".  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/